Egressos do curso Técnico em Agropecuária, turma de 92, se reúnem no Campus

Publicado: Quinta, 03 de Agosto de 2023, 10h51 | Última atualização em Quinta, 03 de Agosto de 2023, 10h51

9Q6A9748

No último dia 22 de julho, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho recebeu a turma de 92 do curso Técnico em Agropecuária da então Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho (EAFMuZ). Inicialmente, o encontro aconteceu no refeitório do Campus, onde os egressos foram recepcionados com um café da manhã, para logo em seguida partirem em uma caminhada pela Instituição. O evento foi marcado por depoimentos, memórias e, claro, boas risadas.

Otaviano Lima Vilela Junior, um dos egressos que compareceram ao evento, contou que os egressos mantém contato pela internet, e que a ideia do encontro surgiu a partir de um grupo montado via Whatsapp.

O egresso conta que entraram para a escola ainda muito jovens, entre 14 e 16 anos, e que a instituição ajudou não apenas na formação profissional, mas também na formação do caráter.

Adelino Antonio, de Cabo Verde, complementou dizendo que a existência do grupo é importante para manter os colegas sempre unidos, e que é uma alegria reencontrar os colegas tantos anos depois, agora como cidadãos formados e pais de família. Para ele, a passagem pelo Escola Agrotécnica foi um dos momentos mais importantes de sua vida.

“... Fui criado na roça até os 15 anos e saí do sítio do meu pai direto para o colégio agrícola. [...] Comecei aqui minha formação como cidadão, como profissional e hoje, graças a Deus, tenho a minha família constituída” - concluiu.

Valber Marcelo relembrou o antigo apelido de Escola Agrotécnica, quando era conhecido por Vabinho, e contou ainda que este foi o segundo encontro da turma. O primeiro aconteceu em 2015, e o egresso torce para que mais encontros aconteçam no futuro. Para ele, fica a gratidão pelos anos em que passou por aqui como estudante, e os exemplos de amizade e companheirismo aqui experimentados são sempre enaltecidos pelo egresso junto aos amigos e familiares.
Ronan, de Três Pontas, contou que a Escola é como uma segunda casa, e que era preciso ter sabedoria e disciplina para conviver com 22 colegas por alojamento, pois era com essas pessoas que se dividiam os trabalhos, prática de esportes, estudos e a rotina como um todo.

“... É muito bom encontrar com todo mundo! A gente era uma família mesmo. Acordávamos, tomávamos café juntos, ríamos juntos, sofríamos juntos, então é uma família mesmo”.

O egresso relembrou ainda o corpo docente da época, e conta que a disciplina ministrada podia parecer severa, mas ajudou a moldar o caráter de todos, que saíram do colégio como cidadãos melhores: “Fica aqui nosso agradecimento pelo corpo docente da época pela importante formação de vida e profissional” - Finalizou Ronan.

No dia 22 de novembro de 2023, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho completará 70 anos de existência. Como tradição, nesta época, acontecerá o Encontro de Egressos.

Texto e fotos: ASCOM - Campus Muzambinho

registrado em: