Gestão do Campus promoveu reunião com Pais e Responsáveis

Publicado: Domingo, 13 de Agosto de 2023, 18h51 | Última atualização em Sexta, 18 de Agosto de 2023, 08h26

Na manhã do último sábado, 12 de agosto, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho recepcionou pais e responsáveis pelos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Durante a reunião, os pais foram orientados pela equipe de ensino a respeito da dinâmica institucional, dos desafios e perspectivas para o segundo semestre letivo. 

A reunião teve início por volta das 08h, quando o Diretor de Ensino, Professor Hugo Baldan Júnior, abriu o momento de fala agradecendo a presença de todos e reforçando a importância de momentos de integração como aquele. 

Segundo o Diretor, o contato entre família e escola é primordial para o sucesso dos estudantes, que para ele são o bem mais precioso da escola, assim como são o bem mais precioso das famílias, na condição de filhos(as). 

“Esse é um momento de diálogo, troca de informações e chamado aos pais para que nos auxiliem em ações feitas em benefício dos estudantes. É por isso que, no dia de hoje, vamos mostrar caminhos e possibilidades para que eles (pais) possam estabelecer um diálogo constante com os filhos, visando incentivá-los em ações acadêmicas aqui na instituição” - finalizou o Diretor.

Os três coordenadores dos cursos técnicos integrados ao ensino médio foram então convidados a se apresentar e compartilhar suas experiências e anseios acerca do cenário observado em sala de aula. São eles: Marcelo Simão Rosa, do curso Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio; Tais Carolina Franqueira de Toledo Sartori, do curso técnico em alimentos integrado ao ensino médio; e Iara de Oliveira, do curso técnico em informática integrado ao ensino médio. 

Na sequência, a Coordenadora Geral de Ensino, Giovanna Maria Abrantes Carvas, assumiu a condução das atividades. Durante sua fala, ela explicou os termos e processos mais comuns ligados à sua pasta, mas que sempre geram dúvidas por parte dos pais e estudantes. Foram abordados tópicos como a frequência escolar, boletins, grade de horários, permanência dos estudantes no ambiente escolar, além dos desafios mais comuns enfrentados em sala de aula, como o uso de celulares ou a dispersão.

Por fim, foi a vez de Grasiane Cristina da Silva, psicóloga e servidora atuante nos setores de atendimento especializado e orientação educacional, conversar com os pais acerca da lida com os filhos-estudantes em um período tão sensível como este, compreendido entre a adolescência e a iminência da vida adulta e da atuação profissional. Para a psicóloga, é importante que os pais estejam dispostos a ouvir os anseios dos filhos/estudantes. 

Antes do CoffeBreak, a coordenadora Giovanna propôs um desafio aos pais presentes, convidando-os para que também viessem à frente do evento compartilhar suas reflexões. 

O convite foi aceito pelo senhor Raimundo M. de Morais, pai de um dos estudantes do Campus Muzambinho, que contou que boa parte de sua família se formou nesta instituição, e que, em sua opinião, a escola tem um papel importante no sentido de formar os estudantes, mas que a família precisa se conscientizar de seu papel no sentido de educar os filhos. 

Após um breve coffebreak, os pais puderam abordar os professores e equipes do Campus para  discutir pontos específicos sobre a formação e conduta dos estudantes, bem como receber orientações para o semestre que se inicia.

Texto e Fotos: ASCOM do Campus Muzambinho

registrado em: