Grupo de Estudos em Animais Silvestres (GEAS) promove evento sobre a biologia das serpentes

Publicado: Quinta, 17 de Agosto de 2023, 19h15 | Última atualização em Segunda, 21 de Agosto de 2023, 20h02

3No último sábado, 12 de Agosto, o Campus Muzambinho recebeu o evento "Biologia das Serpentes", cujo objetivo foi o de desmistificar e aprofundar os conhecimentos acadêmicos sobre esta classe de animais, além de aprofundar os conhecimentos acerca da educação ambiental. O evento, promovido pelo GEAS - Grupo de Estudos em Animais Silvestres - foi dedicado aos estudantes dos cursos de Bacharelado em Medicina Veterinária, Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas, e envolveu cerca de 40 pessoas.

As palestras foram ministradas por Affonso Orlandi Neto e Alessandro Fernandes Pereira,  e o minicurso teórico e prático abordou a biologia das serpentes.

Para os membros do GEAS, a organização de um evento como este constitui um ato pioneiro, e está alinhada aos princípios do grupo, que visa trabalhar na produção e disseminação de informações científicas neste campus. Na visão dos organizadores, é importante estimular atividades que oportunizem aos graduandos a aquisição de habilidades técnicas relacionadas ao manejo de fauna, especialmente animais estigmatizados como as serpentes.

"Consideramos que foi um momento de muito troca de conhecimento e um ato pioneiro do GEAS (Grupo de Estudos em Animais Selvagens), um grupo que trabalha na produção e disseminação de informações científicas para os acadêmicos do Campus Muzambinho." - Pontuaram os organizadores.

Para a discente Carolina Silveira Dias, do curso de Medicina veterinária, o evento trouxe uma carga bastante edificante de conhecimento, além da boa organização observada desde o credenciamento ao encerramento.

"Achei que foi muito edificante para todos que estavam presentes, especialmente pela parte prática que foi acessível a todos e isso ainda não acontece muito nos eventos aqui. Acredito que foi uma das primeiras vezes que tiveram atividades para o público que tem interesse em silvestres" - Contou a discente.

Por fim, o palestrante Affonso Orlandi Neto agradeceu à equipe do GEAS pela organização e cuidado com a organizão do evento, além de comentar o conteúdo abordado ao longo do dia.

"Durante a parte teórica, conseguimos abordar todos os assuntos relacionados às serpentes, onde diversas dúvidas surgiram ao longo da palestra, o que impulsionou ainda mais a curiosidade e interesse dos alunos pelo assunto, fiquei muito feliz pela disposição que os participantes tiveram, porque a maioria deles vieram tirar dúvidas e contar casos sobre determinado assunto, mostrando que eles entenderam o que foi passado e despertando curiosidades sobre esses animais. Na parte prática, todos os alunos, sem exceção, tiveram a experiência de lidar com uma serpente, podendo conhecer de perto toda a fisionomia e natureza desse animal, permitindo que eles trabalhassem e superassem o medo e a insegurança para estudar um animal tão mistificado e temido. Acredito que após esse curso, eles conseguiram compreender o que é uma serpente e os cuidados que devemos ter para manejar esse animal, consequentemente, eles vão poder levar esse conhecimento adquirido para outras pessoas de forma correta e cientificamente comprovado". Finalizou o palestrante.

Confira abaixo algumas das fotos do evento:

Texto: ASCOM do Campus Muzambinho
Informações: LÍvia Fernandes Cabral (GEAS)
Fotos: Cedidas pela equipe do GEAS // ASCOM do Campus Muzambinho

registrado em: