Campus Muzambinho vence a 1ª fase de Maratona de Programação.

Publicado: Segunda, 04 de Setembro de 2023, 08h50 | Última atualização em Quarta, 06 de Setembro de 2023, 15h21

amigos

No dia 02 de setembro o INATEL, em Santa Rita do Sapucaí - Minas Gerais, sediou a primeira etapa da XXVIII Maratona de Programação, contando com a participação de 38 equipes formadas por alunos de dez instituições do Sul de Minas. O professor Tiago Gonçalves Botelho acompanhou os alunos do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho no evento. A nível nacional, a maratona aconteceu simultaneamente em 44 sedes, tendo participado 725 times no total.

O IFSULDEMINAS participou com 10 equipes do Campus Muzambinho (mais três equipes café com leite, com alunos do Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio), 5 equipes do Campus Poços de Caldas, 5 equipes do Campus Passos, 3 equipes do Campus Machado e 1 equipe do Campus Inconfidentes. Essas equipes foram selecionadas de acordo com sua classificação na XIII Olimpíada Interna de Programação - OLIP, realizada em junho no Campus Muzambinho.

Os alunos tiveram a parte da manhã para o aquecimento e o período das 14 às 19 horas para a disputa. A maratona em si consistiu na resolução de um caderno com 13 problemas e na sugestão de algoritmos que os solucionassem.

O primeiro lugar ficou com a equipe "Amigos do Gaguinho" do Campus Muzambinho, que sagrou-se como melhor equipe de todo o sul de Minas. É a primeira vez que uma equipe do IFSULDEMINAS vence esta competição.

As melhores equipes participarão da final brasileira, que ocorrerá de 19 a 22 de outubro na cidade de Chapecó - SC.

Equipes medalhistas do IFSULDEMINAS:

Amigos do Gaguinho - Campus Muzambinho
Posição: 1º lugar (medalha de ouro e melhor equipe do sul de Minas na competição)
Alunos: Eliezer Cardoso Alves (8º período), Luiz Ricardo Ferlin Alves (4º período) e Ygor Ribeiro Costa (8º período)

Meninos do BCC - Campus Passos
Posição: 5º lugar (medalha de prata)
Alunos: Alexandre Fernandes Costa e Arthur Heliodoro dos Santos

Leop - Campus Muzambinho
Posição: 6º lugar (medalha de prata)
Alunos: João Pedro do Nascimento Silva, Leonardo Eric da Silva e Leonardo Henrique Juliano da Silva

Mestres da Gambiarras - Campus Inconfidentes
Posição: 7º lugar (medalha de prata)