Exposição que celebra 70 anos do Campus Muzambinho vai até 29/09.

Publicado: Quarta, 06 de Setembro de 2023, 09h55 | Última atualização em Quarta, 06 de Setembro de 2023, 15h20

DSC 0139Na noite da última sexta-feira, 01 de setembro de 2023, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho iniciou as comemorações dos 70 anos da Instituição junto à Casa da Cultura. A Exposição "Centro de Memórias do Campus Muzambinho - De Escola Agrotécnica a Instituto Federal - 70 anos transformando vidas pela educação" estará aberta ao público até o dia 29 de setembro de 2023.

O evento é uma realização da Casa da Cultura/Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo (SELCT)/Prefeitura de Muzambinho e IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, e celebra os 70 anos desta instituição, fundada em 22 de novembro de 1953.

Na abertura da Exposição, o Diretor-Geral do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, professor Renato Aparecido de Souza, discursou para o público presente e relembrou fatos que marcaram as sete décadas da Instituição. Em sua fala, o professor Renato destacou o significado de iniciar a exposição no local onde residiu Licurgo Leite Filho, Deputado Federal da época e que batalhou para que Muzambinho tivesse uma Escola Agrotécnica. “O Deputado Federal Licurgo Leite Filho esteve no Rio de Janeiro, capital do Brasil naquele tempo, e assinou com o Ministro da Agricultura o acordo entre a União e o Estado de Minas Gerais para que se instalasse a Escola Agrotécnica. Considero o momento como a pedra fundamental da Escola Agrotécnica de Muzambinho. O fato ocorreu em 22 de outubro de 1948”, destacou.

As movimentações para que a inauguração da Escola Agrotécnica acontecessem no dia 22 de novembro de 1953 tiveram início antes. O primeiro diretor da Instituição foi nomeado em 1948, o Dr. Hercílio Vater de Faria foi o responsável pela construção das dependências iniciais da Escola Agrotécnica.

A Diretora de Desenvolvimento Educacional do Campus Muzambinho, professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, é uma das articuladoras da exposição e esteve presente durante a abertura. A professora explicou que, quando o planejamento das festividades dos 70 anos do Campus foi iniciado, refletiu-se que a Casa da Cultura deveria ser o primeiro lugar a receber um evento comemorativo do aniversário do campus, por ser um espaço significativo para a comunidade e para o Instituto Federal. Aracele também aproveitou a oportunidade para agradecer em nome do campus Muzambinho a parceria da Prefeitura Municipal no desenvolvimento da Exposição, nas pessoas do Secretário de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Wilson Dias; da produtora cultural, diretora teatral e responsável pela exposição na Casa da Cultura, Camila Cristina Fernandes; e do produtor cultural, Evandro Navarro.

O servidor Ricardo Podestá é o responsável pelo Centro de Memórias que fica localizado no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho e foi fundamental na escolha das peças e na organização da exposição. Ele também contribuiu com as explicações das histórias dos itens expostos na Casa da Cultura, durante a inauguração da exposição.

A abertura do evento também contou com a apresentação musical do professor José Marcos Angélico de Mendonça, com a apresentação de um vídeo sobre a história do Campus Muzambinho e de um coffee break com produtos da escola-fazenda do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

📍 O quê?
🗓️ Onde?
Casa da Cultura de Muzambinho (Rua Tiradentes, 264)
📍Período de visitação?
01 de setembro a 29 de setembro de 2023

Para mais informações e horários de funcionamento da Casa da Cultura, entre em contato pelo telefone 3571-3749.

Texto e fotos: ASCOM - Campus Muzambinho

registrado em: