IFSULDEMINAS celebra a 20ª Edição do Congresso Nacional de Meio Ambiente

Publicado: Terça, 12 de Setembro de 2023, 16h43 | Última atualização em Quarta, 13 de Setembro de 2023, 12h28

meio ambiente

O Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas ocorrerá entre os dias 19 e 22 de setembro, no Espaço da Urca, na cidade de Poços de Caldas, com o tema “O Futuro da Humanidade: Sustentabilidade em questão”.

O Evento é realizado por meio de uma parceria entre o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho e a GSC Eventos Especiais, na promoção de espaços de diálogos e de construções sustentáveis na adoção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), elencados na Agenda 2030. Além de reunir profissionais, estudantes e comunidade científica para debater e discutir temas ambientais e de saúde que afetam o planeta terra e a qualidade de vida.

Na programação estão previstas palestras sobre o futuro da humanidade, gestão de resíduos da engenharia e pegada de carbono, painéis temáticos sobre mineração e segurança hídrica, minicursos sobre jardinagem e paisagismo, outorga, cobrança do uso das águas, saúde única, visitas e apresentação de Trabalhos Científicos.

Em sua 20ª Edição comemorativa, ocorrerá no dia 14/09, ações de plantio de árvores no Campus Muzambinho, como ações de destaque na busca do desenvolvimento econômico sustentável com o empoderamento social da comunidade acadêmica e de parceiros.

No dia 21/09 haverá uma confraternização entre os participantes, como forma de articular e reafirmar o compromisso previsto pelo ODS17 - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável, promovendo a aproximação de temas científicos e socializando a ciência.

O professor Claudiomir Silva Santos, representa a Presidência do evento e destaca: “Articular e estabelecer vínculos de compromisso com a comunidade é um compromisso institucional e uma ferramenta capaz de possibilitar o entendimento crítico e social de todos. O conhecimento precisa ser valorizado, pois é através da pesquisa que as agências de fomento proporcionam recursos para que estas oportunidades possam cumprir seu papel social”.

Serrão distribuídas mudas de espécies nativas como forma de reflorestamento de áreas degradas gratuitamente, bem como o composto produzido pelos alunos nas atividades práticas orientadas.

De acordo com o Professor Fabrício Santos Ritá, membro da comissão organizadora: “A oportunidade de experenciar novos conhecimentos, novas práticas e novos olhares sobre o meio ambiente, nos permite a reavaliação de práticas e de comportamentos que comprometem o nosso consumo e a nossa capacidade em preservar o planeta e promover a vida em sua integralidade.

Por Fabrício Santos Ritá ( MTE 22440/MG)

registrado em: ,