IFSULDEMINAS Reforça Parcerias e Expande Horizontes na Colômbia

Publicado: Terça, 03 de Outubro de 2023, 11h42 | Última atualização em Terça, 03 de Outubro de 2023, 11h42

certoEntre os dias 16 e 27 de setembro, uma delegação do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) embarcou em uma missão internacional à Colômbia. A equipe, composta pelo Coordenador Geral de Relações Internacionais, Rafael Gomes Tenório, e pela assistente de Mobilidade Acadêmica, Ana Paula Villela, teve como objetivo principal fortalecer as parcerias existentes, celebrar novos convênios e expandir as políticas de internacionalização da instituição.

A primeira parada da missão ocorreu na Universidad Cooperativa da Colômbia, situada na capital, Bogotá. O foco da visita foi conhecer em detalhes o funcionamento e a estrutura da universidade, com ênfase nos cursos de licenciatura, administração de empresas, Medicina Veterinária e Engenharia da Computação.

21Um marco importante dessa visita foi a assinatura de um Termo de Cooperação entre as duas instituições, que estabeleceu a possibilidade de intercâmbio de dois estudantes de cada uma delas, com benefícios que incluem alojamento e alimentação.

No dia 20, a delegação visitou a Universidad Jorge Tadeo Lozano (UTADEO), já parceira do IFSULDEMINAS. A visita começou no centro de pesquisa de Bio-sistemas, situado em uma fazenda pertencente à universidade. Lá, puderam observar como os pesquisadores manipulam espécies vegetais, experimentando variações de temperatura e insumos em colaboração com o setor privado.

16A UTADEO também se destacou como um local onde os estudantes podem desenvolver seus trabalhos de conclusão de curso em níveis de graduação e pós-graduação, com base em estudos experimentais. Durante a tarde, a equipe explorou os laboratórios de Engenharia de Alimentos e discutiu oportunidades para colaborações futuras, incluindo a possibilidade de um programa de Dupla Diplomação, que permitirá aos estudantes obter diplomas de ambos os países e buscar mestrados conjuntos.

A seguinte parada foi na Universidad de Ciencias Aplicadas y Ambientales (UDCA), onde a equipe da Mobilidade Acadêmica ministrou uma palestra sobre “As Oportunidades de Internacionalização no IFSULDEMINAS”. A apresentação contou com a participação de estudantes de intercâmbio, incluindo Maria Cecília Pereira Mendes Oliveira, do curso de Educação Física do Campus Muzambinho, e Camilo Andrés Ariza Guevara, que esteve no Brasil em 2022.

10Durante a visita, foram explorados os departamentos de Medicina Veterinária e Zootecnia, bem como as instalações do curso de alimentos. A UDCA expressou interesse em receber estudantes do IFSULDEMINAS para estágios obrigatórios e destacou a importância do ensino de Português como Língua Adicional e da promoção de classes espelhadas, envolvendo professores das duas instituições.

A Universidad de Cundinamarca (UDEC) foi a próxima parada da missão, representando uma das maiores parceiras do IFSULDEMINAS. Durante o encontro, a equipe se reuniu com o Departamento de Agrárias, com foco na faculdade de Zootecnia. A estudante de intercâmbio do campus Machado, Beatriz Rossari, que está realizando seu TCC na UDEC, também esteve presente na reunião. O professor Davi Contreras elogiou a dedicação dos estudantes intercambistas do IFSULDEMINAS, destacando sua contribuição significativa para pesquisas e análises em seu departamento.

5Na parte da tarde, a equipe visitou a unidade de Girardot, onde conheceu os laboratórios de análise de água do curso de Engenharia de Alimentos. As próximas ofertas de mobilidade permitirão que os estudantes façam parte de grupos de pesquisa.

A última instituição a ser visitada foi a Unicórdoba, localizada no norte da Colômbia, em Montería. Como a única universidade pública do departamento, a Unicórdoba abriga cerca de 17 mil estudantes. Durante a visita, a equipe explorou laboratórios e departamentos de pesquisa, além de se reunir com o vice-reitor e o pró-reitor de pesquisa. Ao término da visita, foi assinado um protocolo de intenções que prevê a colaboração futura em 2024/2025, incluindo a abertura de editais para professores visitantes, aulas colaborativas e a disponibilização de 3 vagas para mobilidade acadêmica discente com bolsa completa, além da possibilidade de dupla diplomação.

2O curso de Português como Língua Adicional oferecido pelo IFSULDEMINAS também foi um ponto de destaque durante a viagem. Todas as instituições visitadas demonstraram unanimemente o interesse em oferecer o curso para seus estudantes e funcionários. Atualmente, o curso é oferecido virtualmente, com aulas síncronas uma vez por semana, atendendo à demanda daqueles que desejam manter uma proximidade acadêmica com o Brasil.

Segundo, o Coordenador Geral de Relações Internacionais, Rafael Gomes Tenório, “a missão internacional na Colômbia fortaleceu as conexões acadêmicas do IFSULDEMINAS, promovendo oportunidades valiosas para a internacionalização da instituição e o enriquecimento da experiência educacional de seus estudantes e parceiros colombianos”.

Texto: Diretoria de Comunicação com informações Rafael Gomes Tenório
Data:29/09/2023