Levantamento de problemas reais para apoiar ações de empreendedorismo e inovação

Publicado: Terça, 10 de Outubro de 2023, 11h45 | Última atualização em Segunda, 23 de Outubro de 2023, 11h30

O IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, por meio da Diretoria de Desenvolvimento Educacional - DDE, torna pública a possibilidade da população registrar dores, desafios e problemas reais que possam compor um banco de demandas.

Esse banco de demandas irá apoiar a realização de ações (eventos, projetos, cursos, etc) que visem fomentar entre os estudantes a geração de ideias e soluções inovadoras para os problemas reais apresentados, bem como ações de capacitação para a comunidade interna e externa ao campus.

Segundo a Professora Aracele, atualmente à frente da DDE, as ações de fomento à inovação, tais como Hackathons, Innovation Camp, dentre outros, são baseadas no modelo de desafio. De forma geral, são apresentados problemas reais aos estudantes participantes. Em grupos, e mediados por especialistas, metodologias específicas são aplicadas para que os participantes possam pensar, de forma colaborativa e criativa, em soluções que possam resolver ou minimizar os problemas apresentados, bem como aproveitar oportunidades que visem à geração de novos negócios, sejam eles produtos ou serviços.

Por isso, criar a oportunidade para que a população faça esse registro de demandas é de suma importância para trabalharmos com os estudantes problemas reais e que visem atender, dentro das competências desta instituição de ensino, às necessidades da sociedade ao nosso entorno.

O formulário está aberto em regime de fluxo contínuo e é bem simples de preencher. Você pode fazer seu registro a qualquer momento e a participação de todos é muito importante!

Formulário para levantamento de demandas/dores/desafios comuns que possam servir de base para que estudantes gerem ideias inovadoras e criem soluções criativas para problemas reais: https://forms.gle/JrP2C82ScRrayf6H9

Dúvidas? dde@muz.ifsuldeminas.edu.br
Contato: Profa Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder

Saiba mais:

- Sobre o Núcleo Incubador:
https://www.muz.ifsuldeminas.edu.br/noticias/5058-campus-muzambinho-inaugura-nucleo-incubador-de-empresas-e-coworking

- Sobre o Festival de Inovação e Cultura Empreendedora
https://www.muz.ifsuldeminas.edu.br/noticias/4635-1-festival-de-inovacao-de-cultura-empreendedora-de-muzambinho

- Sobre Hackathons
https://www.muz.ifsuldeminas.edu.br/noticias/4381-campus-muzambinho-sedia-a-4-edicao-do-hackathon

registrado em: