V Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (V OBEF)

Publicado: Terça, 31 de Outubro de 2023, 13h02 | Última atualização em Quarta, 01 de Novembro de 2023, 10h28

Nos meses de setembro e outubro de 2023, 101 estudantes dos cursos Técnicos em Alimentos e Informática Integrados ao Ensino Médio ao IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho participaram da V Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF), promovida pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), do Departamento de Finanças e Contabilidade (DFC) e do Projeto de Extensão Educação Financeira para Toda a Vida. Para a realização do evento, a UFPB firmou parceria com várias universidades que integram o sistema educacional brasileiro, conforme detalhado no anexo 1 do edital.

O Professor Rafael Cedric Möller Meneghini, responsável pela orientação dos competidores do campus, destaca a grandiosidade da Olimpíada. Foram mais de 60 mil participantes de todo o Brasil, englobando escolas públicas e privadas, do Ensino Fundamental ao Médio. O professor explica que a competição foi enquadrada como parte das atividades desenvolvidas nas disciplinas de Administração e de Empreendedorismo.

Dos 101 discentes do Campus Muzambinho inscritos na 1ª fase, 21 passaram para a 2ª fase que foi realizada no dia 05 de outubro. Dentre estes, Diogo Madeira Santos, do Curso Técnico Informática Integrados ao Ensino Médio, conquistou a medalha de bronze da 2ª fase, classificando-se para a terceira fase, ocorrida no dia 28 de outubro. A primeira e a segunda fase foram realizadas nas instituições de ensino dos estudantes competidores e a terceira foi realizada na Universidade Federal de Alfenas (Unifal). O resultado final será divulgado a partir do dia 11 de novembro.

Foram três fases com aplicação de provas objetivas para todos os alunos inscritos e regularmente matriculados nas instituições de ensino. O público-alvo foi segmentado em 5 níveis:

• Nível 1: alunos do 2º ano ao 3º ano do ensino fundamental I;
  • Nível 2: alunos do 4º ano ao 5º ano, do ensino fundamental I;
  • Nível 3: alunos do 6º ano ao 7º ano, do ensino fundamental II;
  • Nível 4: alunos do 8º ano ao 9º ano, do ensino fundamental II;
  • Nível 5: alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio e 4º ano técnico.

Conforme descrito no edital, a V ODEF tem por objetivos: “estimular e promover o estudo da Educação Financeira nas instituições de ensino de cada Estado da federação brasileira; Contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Financeira no Brasil; Despertar o interesse de crianças e adolescentes no aprendizado da Educação Financeira desde a infância, acompanhando todo o seu desenvolvimento; Contribuir para a integração das instituições de ensino com a Universidade Federal da Paraíba e demais parceiras; Contribuir para erradicação da pobreza por meio de novas tecnologias sociais incluindo microfinanças; Oportunizar aos jovens vivenciar um processo de alfabetização e apreensão de conhecimentos básicos em Educação Financeira; Fornecer informações para o desenvolvimento de políticas públicas, no sentido de minimizar os problemas financeiros existentes em nossa sociedade, para as futuras gerações; Contribuir para o empoderamento da população nacional a alcançar o crescimento de renda, promovendo a inclusão social por meio de políticas fiscais, econômicas e financeira”.

registrado em: ,