IFSULDEMINAS recebe verba de mais 500 mil reais para oferta de cursos de Aquicultura

Publicado: Terça, 28 de Novembro de 2023, 15h26 | Última atualização em Terça, 28 de Novembro de 2023, 15h26

AquiculturaO Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) irá ofertar 300 vagas em cursos presenciais de Aquicultor (160h) e Operador de Beneficiamento de Pescado (200 h), nas cidades de Alfenas, Boa Esperança, Campo do Meio, Carmo do Rio Claro, Inconfidentes, Machado, Muzambinho e Carvalhópolis.

Ao todo, foram 36 instituições que encaminharam propostas, distribuídas pelas cinco regiões do país. O IFSULDEMINAS foi classificado em décimo quarto lugar, tendo pleiteado 300 vagas, para as quais receberá o valor de R$ 504.000,00. A previsão é que os cursos se iniciem em março do próximo ano.

O reitor Cleber Ávila Barbosa destacou a importância da formação para a região: “Novamente o IFSULDEMINAS implementa uma importante política pública de capacitação em nossa região, o bolsa-formação em aquicultura, que irá viabilizar a qualificação de agricultores e pescadores em uma área de grande potencial de geração de emprego e renda em nossa região, é a constante busca e compromisso em contribuir com o desenvolvimento regional”.

A formação faz parte de uma ação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), a qual busca formar aquicultores, pescadores, povos ribeirinhos, indígenas, quilombolas, assentados, agricultores familiares, extrativistas e mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Também serão ofertadas vagas para profissionais que desejem trabalhar no curso. A seleção se dará por meio de edital, que deverá ser publicado no início do próximo ano.

Texto: Monalisa Pereira/Dicom IFSULDEMINAS
Publicado em: 22/11/2023