Agroecologia

IFSULDEMINAS - Campus Machado sedia, nesta sexta-feira, o 11° Encontro de Agroecologia

Publicado: Quinta, 07 de Dezembro de 2023, 07h48 | Última atualização em Quinta, 07 de Dezembro de 2023, 07h49

O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Machado sediará, nesta sexta-feira, dia 8 de dezembro, o 11° Encontro de Agroecologia. O evento é organizado pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (NEAPO) do IFSULDEMINAS - Campus Machado e pelo Núcleo de Estudos em Trabalho, Agroecologia e Soberania Alimentar (NETASA) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) e conta com o apoio do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e do Polo Agroecológico do Sul e Sudoeste de Minas.

Esta edição possui como tema “Colapso ambiental e os Desafios Sociopolíticos da Agroecologia no Brasil” e pretende mobilizar diálogos entre estudantes, professores, pesquisadores, técnicos e integrantes de movimentos sociais sobre as questões enfrentadas por povos e territórios diante do colapso ambiental, como a ocorrência de eventos climáticos extremos, a destruição de ecossistemas, o desaparecimento de espécies e o racismo ambiental.

A programação envolverá mesa redonda sobre o tema do evento; palestra sobre saúde mental e crise climática; e apresentação dos Núcleos de Agroecologia. Ao longo do dia, haverá também a ciranda “Crianças-Sementes”, espaço de acolhida para as crianças. A inscrição é gratuita e pode ser realizada no dia e no local do evento. Confira, a seguir, a programação das atividades do Encontro que ocorrerão no Salão Azul do Campus Machado.

8h30 – Abertura

9h – Mesa redonda “Colapso ambiental e os desafios sociopolíticos da Agroecologia no Brasil” com a participação do Prof. Dr. Philippe Layrargues, biólogo e professor da Universidade de Brasília (UNB); de Tatiana Plens Oliveira, comunicadora e integrante da secretaria operativa do Polo Agroecológico do Sul e Sudoeste de Minas; de Patrícia Vaz, agrônoma e co-fundadora do Mutirão Agroflorestal; e de integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)

12h – Almoço

13h30 – Palestra “Saúde mental e crise climática” com Gizélia Salvioli, estudante de psicologia da PUC Minas