Rádio Educativa

IFSULDEMINAS assina acordo de cooperação para criação de rádio educativa no Campus Inconfidentes

Publicado: Quinta, 07 de Dezembro de 2023, 08h20 | Última atualização em Quinta, 07 de Dezembro de 2023, 08h20

WhatsApp Image 2023 12 06 at 16.55.10 1O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) assinou, nesta quarta-feira (06/12), acordo de cooperação com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) para a criação de uma emissora educativa de rádio, que será operada no Campus Inconfidentes.

O ato solene ocorreu no auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, durante o evento “Expansão da Rede Nacional de Comunicação de Pública, coordenada pela EBC, em parceria com os Institutos Federais”, que contou com a presença do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, Paulo Pimenta.

Na ocasião, foram assinados acordos entre a EBC, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e 16 Institutos Federais, entre eles o IFSULDEMINAS, que haviam, previamente, manifestado interesse em integrar a Rede Nacional de Comunicação Pública de Rádio. Ao todo, serão implantadas 49 novas emissoras de rádio nas seguinte instituições:

– IFSULDEMINAS - Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (1 canal)

– IFCE – Instituto Federal do Ceará (1 canal)
– IFRN - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (1 canal)
– IFMS – Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (1 canal)
– IFES - Instituto Federal do Espírito Santo (1 canal)
– IFSP – Instituto Federal de São Paulo (2 canais)
– IFPR - Instituto Federal do Paraná (18 canais)
– IFNMG - Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (3 canais)
– IFAL - Instituto Federal de Alagoas (3 canais)
– IFPB - Instituto Federal da Paraíba (1 canal)
– IFS – Instituto Federal de Sergipe (10 canais)
– IFC – Instituto Federal Catarinense (1 canal)
– IFRO – Instituto Federal de Rondônia (2 canais)
– IFRJ – Instituto Federal do Rio de Janeiro (1 canal)
– IFSUL – Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (1 canal)
– IFMG – Instituto Federal de Minas Gerais (2 canais)

WhatsApp Image 2023 12 06 at 16.55.08 1Estiveram presentes na solenidade, entre os representantes do IFSULDEMINAS, o reitor Cleber Ávila Barbosa, o diretor-geral do Campus Inconfidentes, Luiz Flávio Reis Fernandes, a diretora de Comunicação Jacssane Andrade, o coordenador de Infraestrutura e Serviços do Campus Inconfidentes, Marcos Roberto dos Santos, e o colaborador Paulo Rodolfo Braz.

O reitor do IFSULDEMINAS celebrou a conquista, exaltando o compromisso do Instituto em realizar uma comunicação pública efetiva por meio de todos os canais de comunicação existentes na instituição, como perfis em redes sociais, portais institucionais e rádios (uma vinculada à Fadema, no Campus Machado, uma rádio web, no Campus Passos, e agora a rádio educativa no Campus Inconfidentes). "É de grande relevância para nós que o IFSULDEMINAS esteja presente neste momento, compondo o conjunto de instituições que estão sendo contempladas com novas concessões de outorgas de rádios educativas para nossos campi, como previsto em nosso plano de gestão, nesse momento marcante de avanços e fortalecimento da comunicação pública do país. As rádios educativas são instrumentos extraordinários de divulgação e popularização da ciência, do conhecimento e da tecnologia, pilares fundamentais de nossa Instituição!", enfatizou Cléber Ávila Barbosa.

A rádio educativa do IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes terá cobertura local e irá retransmitir programação da Rádio Nacional e da Rádio MEC, além de veicular conteúdos locais, produzidos pelo próprio Instituto. Cabe ao IFSULDEMINAS responsabilizar-se pela instalação de novos equipamentos, manutenção e operação dos serviços da estação geradora e pelos profissionais designados para instalação, manutenção e operação dos equipamentos. Em contrapartida, a EBC irá auxilia a emissora com tramitação processual, suporte técnico e capacitação.

De acordo com o diretor-geral do Campus Inconfidentes, a instituição agora começará o trabalho de estruturação da rádio e formulação de sua programação para iniciar a operar (ainda não há prazo para que a rádio entre em funcionamento). “É um enorme desafio, primeiro para consolidar essa rádio e trazer infraestrutura, programação e pessoal. Quando a rádio começar a operar, ela trará conteúdos relevantes, como a divulgação das nossas atividades voltadas para o Ensino, Extensão e Pesquisa, revelando para a sociedade o que nós desenvolvemos dentro da instituição”.

Atualmente, a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) conta com 91 emissoras de rádio e 118 emissoras de televisão outorgadas. Com a expansão da RNCP, realizada agora com a chamada pública dos Institutos Federais, a ação resultará na integração de mais 49 emissoras de rádio à rede. "O IFSULDEMINAS participa ativamente desse grande marco da comunicação pública do Brasil, que é essa grande expansão da RNCP. Será um novo desafio, mas tenho certeza que é uma grande oportunidade para levarmos informação confiável, oportunidades e cultura para a região do Sul de Minas!", concluiu a diretora de Comunicação do IFSULDEMINAS.

Texto: Renata Silveira
Data: 06/12/2023