Computação promove atividade extensionista sobre escritórios virtuais

Publicado: Quarta, 13 de Dezembro de 2023, 10h54 | Última atualização em Quarta, 13 de Dezembro de 2023, 10h54

img 1No dia 29 de novembro de 2023, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho promoveu uma ação extensionista sobre ferramentas de apoio a equipes que atuam de forma remota.

A ação foi realizada por meio de uma oficina que contemplou conceitos, técnicas e ferramentas relacionados a escritórios virtuais, em especial a ferramenta Gather, que permite a criação de sedes virtuais para equipes que trabalham de forma remota. Esse tipo de ferramenta permite a criação de espaços persistentes onde as equipes podem se comunicar, colaborar e se sentirem mais conectadas. Entre os recursos disponíveis foram abordados: compartilhamento de várias telas ao mesmo tempo, integração com Slack, fundos virtuais e desfoque de fundo, integração com ferramentas Google, gestão de reuniões do escritório, colaboração em quadros brancos compartilhados, entre outros.

Participaram da oficina, principalmente, membros do setor NTI do campus Muzambinho.

A iniciativa fez parte da disciplina de Atividades Extensionistas e Integradoras e foi planejada e desenvolvida por alunos do 6° período do curso de Ciência da Computação do Campus Muzambinho: Ian, João Vítor, Gabriel Henrique e Guilherme Vaz, com a orientação da professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder.

img 2Nessa disciplina, que trata da curricularização da extensão, os alunos do 6° período precisam planejar, executar e avaliar uma intervenção mediada por tecnologias junto à comunidade.

Em 2023, o tema da disciplina Atividades Extensionistas e Integradoras foi “Ferramentas para Apoiar o Empreendedorismo e Inovação” e visa instigar os alunos do bacharelado em Ciência da Computação a pensarem formas de trabalhar junto à sociedade local os conceitos e habilidades básicas ligados à área de computação de forma aplicada ao empreendedorismo e inovação, numa tentativa de popularizar e disseminar a computação para todos e contribuir com o desenvolvimento pessoal, profissional e econômico dos participantes.

As escolas e demais instituições que desejarem receber atividades extensionistas em suas dependências, no ano de 2024, devem entrar em contato com a professora Aracele pelo e-mail: aracele.garcia@muz.ifsuldeminas.edu.br ou pelo número 3571-5907.

registrado em: