13ª Empreenda e 2º Festival de Inovação e Cultura Empreendedora de Muzambinho

Publicado: Quarta, 20 de Dezembro de 2023, 10h54 | Última atualização em Quarta, 20 de Dezembro de 2023, 11h53

Entre os dias 16 e 18 de novembro de 2023, cerca de 400 pessoas participaram diretamente da 2ª Edição do Festival de Inovação e Cultura Empreendedora, em diversos locais da cidade de Muzambinho.
O evento integrou a Semana Global de Empreendedorismo e a 13ª Semana de Empreendedorismo e Inovação do Campus Muzambinho - Empreenda.

Foi uma realização do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho e Correalização da Associação Comercial, Industrial e Agronegócio de Muzambinho (ACIM) e diversos atores ligados à prefeitura municipal: Casa do Empreendedor e Desenvolvimento Social; Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo; Departamento Municipal de Agricultura; Secretaria de Educação; Sala Mineira do Empreendedor em parceria com o Sebrae.

Neste ano, o projeto do evento foi aprovado no Edital Proex de Apoio à Realização de Eventos e, também, em uma chamada do Sicredi Agência Muzambinho que visa fomentar ações de empreendedorismo. A professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder atuou como coordenadora responsável.

As iniciativas também contaram com o apoio de diversos parceiros, tais como Sebrae Microrregião Sudoeste de Minas, MilBr, Casa do Artesão, Muzambinho Turismo Criativo, Artesão Visual, Muzambinho.com, portal Amauri News, Rádio Rural FM e Rádio Atividade FM, conforme destacado no portal festival.muz.ifsuldeminas.edu.br e nas redes sociais @festival.empreenda.muz.

Diversos temas foram abordados e o evento atuou como um espaço de diálogo e empoderamento da comunidade local para a mentalidade da inovação e do empreendedorismo de forma holística, não somente o de negócios. Buscou-se, também, criar uma atmosfera vibrante, durante essa semana do festival, mas que se estenda em ações concretas de incentivo ao empreendedorismo e inovação a curto, médio e longo prazo.

O Desafio de Inovação para Jovens (Innovation Camp) foi conduzido por um especialista da JÁ Achievement indicado pelo Sebrae Minas. O objetivo do Innovation Camp foi reunir jovens, organizados em equipes com 3, 4 ou até 5 pessoas, a fim de entregar soluções inovadoras para um desafio específico voltado para o mundo dos negócios. Em 2023 foram definidos dois temas: demandas e oportunidades ligadas à causa animal e à divulgação/visibilidade de eventos locais/regionais, de forma sustentável.

A Oficina de Prototipação: Transformando Ideias em Negócios foi conduzida pela consultora do Sebrae Minas, Alice Quadros, na Casa do Empreendedor e Desenvolvimento Social. Várias pessoas participaram, com o objetivo de identificarem como transformar suas ideias em negócios, com foco na validação da proposta de negócio.

O Encontro de Inovação do Sudoeste de Minas - Ecossistema Inova Montanhas do Sudoeste teve como objetivo promover a conexão de atores que podem, dentro de suas competências, contribuir para a construção de um ambiente propício ao empreendedorismo e geração de novos negócios de base tecnológica, alto impacto para a sociedade e de alto valor agregado, trazendo renda, atração e retenção de talentos, e desenvolvimento para nossa microrregião. Ao final do encontro, buscou-se estabelecer as bases para a construção de um movimento de organização do Ecossistema Regional de Inovação - Inova Sudoeste de Minas. O encontro foi realizado pelo Grupo Líder Montanhas do Sudoeste e pelo Sebrae MG Microrregião Sudoeste de Minas.

Na Oficina Saiba como incubar e formalizar a criação do seu negócio, também conduzida na Casa do Empreendedor, os responsáveis pelo Núcleo Incubador de Empresas do Campus Muzambinho, Aracele e Mário, explicaram sobre os serviços prestados. Na sequência, a responsável pela Sala Mineira do Empreendedor, Adriana Letícia, explicou como formalizar um negócio enquanto MEI. E o contador Célio Sales finalizou o encontro explicando como formalizar uma pequena ou média empresa.

Já a Oficina de Robótica foi facilitada pelo Coordenador do Espaço Maker, professor Gustavo de Souza Neves e contou com o auxílio do aluno bolsista do projeto maker Felipe Antony Baquião Avelar do curso técnico em informática. Durante a oficina, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os arduinos e criarem semáforos programáveis. Essa atividade prática não apenas introduziu os participantes ao universo da codificação, mas também demonstrou aplicações tangíveis da programação em situações do cotidiano.

A 1ª Feira de Cafés Especiais de Muzambinho, ação inédita e facilitada pela Secretaria de Agricultura de Muzambinho, reuniu produtores e produtoras de cafés especiais da cidade, bem como artesãos. A feira ocorreu na Avenida Dr Américo Luz.

O Tour Muzambinho Histórica, também uma ação inédita e lançada durante o festival, ocorreu na forma de piloto e foi realizado com o apoio do ônibus cafeteria, Ritinha, da empresa Carruá. O tour é uma iniciativa do Campus Muzambinho, por meio da Diretora de Desenvolvimento Educacional profa Aracele, com o apoio da Minas Trip, nas pessoas dos senhores Luís e Tânia, e contou com o apoio da Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo de Muzambinho (SELCT).

O Sarau da Consciência Negra: Vidas Negras Importam finalizou as ações do festival. Foi realizado no Centro Comunitário do Brejo Alegre como uma realização da Escola Estadual Cesário Coimbra e apoio da Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo.

Saiba como foi a 1ª Edição do Festival de Inovação e Cultura Empreendedora de Muzambinho e a 12ª Semana de Empreendedorismo e Inovação do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. Clique aqui.

Texto: Professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder
Fotos: ASCOM - Campus Muzambinho, Muzambinho.com e arquivo da Instituição

Acompanhe as fotos das atividades.

Desafio de Inovação para Jovens (Innovation Camp)

Oficina de Prototipação: Transformando Ideias em Negócios

Encontro de Inovação do Sudoeste de Minas - Ecossistema Inova Montanhas do Sudoeste

Saiba como incubar e formalizar a criação do seu negócio

Oficina de Robótica

1ª Feira de Cafés Especiais de Muzambinho

Tour Muzambinho Histórica

registrado em: