IFSULDEMINAS cria Política de Desenvolvimento de Pessoas e lança plataforma online para a capacitação de servidores

Publicado: Sexta, 05 de Janeiro de 2024, 16h56 | Última atualização em Sexta, 05 de Janeiro de 2024, 16h56

Reconhecendo a importância do desenvolvimento contínuo de seus servidores, o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) instituiu, na última reunião do Conselho Superior de 2023, realizada em 13 de dezembro, a Política de Desenvolvimento de Pessoas, oficializada por meio da Resolução 367/2023.

A Política agrupou quatro resoluções anteriores que tratavam de cinco tipos de concessões e incentivos que os servidores do IFSULDEMINAS podem pleitear para se capacitarem ou qualificarem. São eles: o Programa Institucional de Qualificação (PIQ), a utilização de carga horária para Ação de Desenvolvimento em Serviço (ADS), a Licença para Capacitação e o Afastamento Integral para Técnicos Administrativos e para Docentes. O documento também traz a forma de seleção para pleitear os benefícios, os prazos, a duração de cada benefício e as responsabilidades/obrigações dos servidores beneficiados, bem como os procedimentos para a interrupção das concessões.

Para o reitor do IFSULDEMINAS, Cleber Ávila Barbosa, a implementação desta política reitera os esforços da gestão em reconhecer o desenvolvimento profissional dos servidores. "É uma alegria a aprovação e implementação desta política de desenvolvimento de pessoas e da plataforma de curso, pois fazem parte de um conjunto de iniciativas previstas em nosso plano de gestão, que visam valorizar, reconhecer e estimular o desenvolvimento profissional dos servidores. Ela simplifica, desburocratiza, amplia e fomenta as qualificações e capacitações. Uma instituição forte se faz com servidores capacitados, qualificados e entusiasmados. Assim temos trabalhado intensamente, em sintonia com os órgãos colegiados e sessões sindicais na ampliação destas oportunidades", comentou.

De acordo com o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Clayton Silva Mendes, com o estabelecimento da Política foram revistos procedimentos que contribuíram para a simplificação e a desburocratização dos processos, tornando mais compreensível e acessível aos servidores os benefícios e contribuindo para o aumento da capacitação e qualificação na instituição. A diretora de Desenvolvimento de Pessoal e Qualidade de Vida, Regiane Cristina Magalhães, completou enfatizando que a criação da Política torna-se um marco aos servidores do IFSULDEMINAS diante da organização, desburocratização, padronização e evolução dos processos. "Esperamos que com a política os servidores sintam-se cada vez mais incentivados e motivados a buscarem conhecimento e desenvolvimento, possibilitando a melhoria do desempenho individual e institucional", descreveu.

Dentre as principais alterações e inovações trazidas na Política estão:

• - o reajuste de 100% dos valores do PIQ;
    - a ampliação do pagamento deste incentivo a servidores alunos de instituições públicas;
    - a unificação de quatro resoluções em um único documento, tornando mais fácil a consulta;
    - a transferência dos critérios de pontuação do PIQ, da Licença para Capacitação e Afastamento Integral dos TAEs para os editais, tornando assim mais flexível para atendimento às novas legislações e/ou necessidade institucional;
    - redução da exigência de documentações, sendo necessário apenas o exigido pela legislação vigente;
    - simplificação e aumento da flexibilidade na autorização de utilização de carga horária para ADS;
    - alteração na forma de convocação dos servidores TAEs para Afastamento Integral, tornando o processo mais ágil;

Sobre os valores máximos mensais do PIQ, eles ficaram estabelecidos da seguinte maneira:

Nível do curso Valor máximo
Pós-Doutorado R$ 500,00
Stricto Sensu R$ 1.000,00
Lato Sensu R$ 400,00
Graduação R$ 600,00
Para cursos a distância (EaD), de qualquer nível de ensino, os valores do PIQ serão reduzidos pela metade.

PROGEP EDU

Em paralelo à criação e aprovação da Política de Desenvolvimento de Pessoas, a Pró- Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) lançou, no portal institucional do IFSULDEMINAS, a plataforma de capacitação do servidor PROGEP EDU, que ofertará capacitações sobre temas relevantes para a atuação do servidor na instituição. A realização deste projeto foi encabeçada pela Progep, com suporte da Diretoria de Educação a Distância.

A plataforma online disponibiliza cursos voltados para atender as necessidades de capacitação dos servidores do IFSULDEMINAS e poderão ser utilizados para requerer a progressão por capacitação e também para a Licença para Capacitação. Todos os cursos são gratuitos, com conteúdos desenvolvidos por professores e técnicos administrativos do Instituto. Eles têm carga horária entre 20 e 180 horas, são de fluxo contínuo, sem tutoria e com emissão de certificado pelo IFSULDEMINAS.

A PROGEP EDU já está disponível e para começar a utilizá-la basta escolher o curso que deseja realizar e preencher o formulário de matrícula. Inicialmente, constam na plataforma oito cursos, mas, de acordo com a Progep, novas opções serão disponibilizadas progressivamente. Confira a seguir os cursos atuais.

CURSOS PROGEP EDU

Assista ao vídeo gravado pelo reitor do IFSULDEMINAS

Texto: Renata Silveira

Data: 29/12/2023