Campus Muzambinho recepciona estudantes para início do ano letivo.

Publicado: Segunda, 26 de Fevereiro de 2024, 13h21 | Última atualização em Segunda, 26 de Fevereiro de 2024, 13h24

Na última semana, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho recepcionou seus estudantes para o início de mais um ano letivo. As ações foram destinadas a estudantes ingressantes e veteranos de cursos técnicos integrados, subsequentes e superiores, e envolveu ações de acolhimento, atividades de integração, reuniões com coordenações dos cursos e até mesmo a primeira edição da tradicional “Quinta Cultural”, que teve o carnaval como tema escolhido para esta ocasião. 

As atividades tiveram início já no domingo que antecedeu a volta às aulas, quando houve acolhimento aos discentes em regime residencial e seus familiares. O evento oportunizou aos pais a troca de experiências e um diálogo aberto com o Diretor-Geral e membros da Coordenadoria-Geral de Assistência ao Educando, setor responsável pela gestão da Moradia Estudantil e outras ações que beneficiam diretamente aos estudantes.

reuniao 1Foram recepcionados pais e responsáveis por mais de 400 estudantes residentes no Campus Muzambinho, números que, segundo o Diretor Renato Aparecido de Souza, atestam as potencialidades desta casa. 

“Nossa instituição é uma preciosidade neste sentido. Somos o Campus da Rede federal que mais acolhe estudantes em suas moradias estudantis [...] Mais uma ano se inicia, e a "casa cheia" é, sem dúvida, uma demonstração desta união Escola-Família”.

Também estiveram presentes a Coordenadora Geral de Assistência ao Educando, servidora Clélia Mara Tardelli, do Coordenador do Setor de Atendimento ao Educando, o servidor Márcio Messias Pires e dos servidores Danilo Anderson de Castro, representando a equipe do SAE (Setores de Atendimento ao Educando) e Antônio Sérgio Maritan Junior, representando a equipe do SELCA (Setor de Esporte, Lazer, Cultura e Artes).

Na ocasião, foram apresentados e discutidos os serviços prestados aos estudantes residentes, e a coordenadoria responsável enfatizou que a única contrapartida exigida é o compromisso dos estudantes para com a própria formação, visto que o rendimento acadêmico é considerado para a manutenção da vaga.

A coordenadora Clélia declarou que momentos como estes são de grande importância para a comunidade acadêmica e famílias, pois viabilizam a compreensão do equipamento público de moradia como uma ferramenta de permanência.

Segundo ela, “repassar informações sobre o aparato de assistência estudantil que existe no campus faz com que as famílias tenham ainda mais confiança em deixar seus filhos na Instituição, fortalecendo laços tão importantes para a relação escola/família.”

O coordenador Márcio Messias Pires, por sua vez, avaliou que a reunião cumpriu seu objetivo institucional de integrar família e escola. 

“... O comparecimento dos familiares foi muito bom, sendo o maior número de participantes desde o retorno pós-pandemia, onde foi possível apresentar a CGAE e toda a estrutura que está disponível para que os moradores tenham garantido a sua permanência e êxito. Os depoimentos de pais,  ex-alunos e alunos matriculados deram um exemplo vivo da grandiosidade e relevância do Campus Muzambinho na vida acadêmica e pessoal dos seus discentes.”

 O retorno às aulas

Na terça-feira, dia 19 de fevereiro, as atividades foram destinadas aos ingressantes de todos os cursos. No período da manhã, foi servido um café no Refeitório Estudantil para os discentes dos Cursos da Educação Básica, sendo: Cursos Técnicos Integrados e Curso Técnico em Agropecuária Subsequente.

Neste momento, o Diretor de Ensino, Prof. Hugo Baldan Júnior abriu o evento recepcionando os presentes, no que foi acompanhado pela Coordenadora Geral de Ensino,  Giovanna Abrantes, pela Diretora de Desenvolvimento Educacional, Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder e pela Coordenadora Geral de Assistência ao Educando, senhora Clélia Mara Tardelli.

9Q6A0977Foi então que Clélia deu início às apresentações dos serviços, programas e projetos que visam à permanência e êxito estudantil, como o Programa Auxílio Estudantil, que apoia financeiramente estudantes em vulnerabilidade. Neste momento, foi interrompida por encenação promovida pela Professora de Teatro, Erika Evangelista, e o Professor César, do departamento musical, que prosseguiram com a apresentação de forma leve e descontraída, abordando as principais ações ofertadas pelo campus que contribuem para o bem-estar estudantil.  

No período da tarde, enquanto os Cursos Técnicos Integrados de Alimentos e Informática foram acolhidos pelos Coordenadores de Curso, ocorreu a recepção dos estudantes da graduação dos Cursos Superiores de Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária, Ciência da Computação, Educação Física e Ciências Biológicas.

As ações foram novamente conduzidas por servidores ligados às Diretorias de Ensino e Desenvolvimento Educacional, contando com momentos de fala, apresentações e sorteios. Na sequência, os novos discentes foram convidados a desfrutarem o café servido pelo Refeitório do Campus.

Simultaneamente, os ingressantes e veteranos dos cursos Técnicos em Agropecuária (integrado e subsequente) foram conduzidos ao poliesportivo para recepção e atividade de integração promovida pela equipe do SELCA.

Neste momento, as turmas de ingressantes foram divididas de forma a compor as Equipes Cara e Coroa, tradicional gincana estudantil realizada anualmente pelo Campus Muzambinho, e logo depois se juntaram aos veteranos para o início das atividades. 

O momento de recepção dos estudantes dos Cursos de Cafeicultura, Administração, Contabilidade, Enfermagem, Educação Física, Ciências Biológicas e Segurança do Trabalho ocorreu às 19 horas do mesmo dia, e logo após o momento de fala, os presentes foram convidados para um Café de Integração no Refeitório Estudantil .

 Atividades de integração

No dia seguinte, a equipe do SELCA realizou a integração dos estudantes do período noturno, e desta ação participaram ingressantes, veteranos e professores.

9Além das atividades inclusivas, os presentes tiveram a oportunidade de firmar e reforçar os laços através de uma partida de queimada, em mais um momento de diversão e desprendimento promovido pelo setor de esporte, lazer, cultura e artes.

Antônio Sérgio Maritan, Professor vinculado ao Setor de Esportes, Lazer, Cultura e Artes contou à nossa redação que foram sete (7) as atividades de integração especialmente escolhidas para esta data, e fez questão de destacar o envolvimento da comunidade acadêmica, incluindo a participação ativa dos professores ao longo das atividades. 

“A integração desse ano teve o tema "Atividades para todos." Foi uma noite muito agradável onde todos puderam se divertir e relembrar bons tempos da infância”.  

Quinta Cultural Carnavalesca

A semana se encerrou com a realização da tradicional Quinta Cultural, consagrado evento do Campus Muzambinho que se destaca pela promoção da cultura e da arte, viabilizando à comunidade escolar uma oportunidade de lazer e descontração.

quinta cultural 1O evento é realizado na última quinta-feira de cada mês, sempre abordando datas comemorativas ou temas de interesse da comunidade; Para esta edição, como não poderia deixar de ser, o “carnaval” foi o tema escolhido. 

Na ocasião, os corredores do prédio pedagógico “H” foram tomados por estudantes fantasiados de diversas cores, temas e personagens. O evento foi marcado pela decoração típica do carnaval, músicas, marchinhas carnavalescas e a participação ativa da comunidade acadêmica. 



TEXTO: Clélia Mara Tardelli e Cláudio Vieira (ASCOM) 
FOTOS: ASCOM e outras cedidas por Pedro Augusto de Souza das Dores (Discente do 3º Ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio).

registrado em: