Inovação

IFSULDEMINAS lança Portal Integra em live no dia 06/03, às 15h, pela TV IFSULDEMINAS. Participe!

Publicado: Segunda, 26 de Fevereiro de 2024, 13h31 | Última atualização em Segunda, 26 de Fevereiro de 2024, 13h31

Banner 750x195 Live Lançamento Portal Integra

Para incentivar a inovação, IFSULDEMINAS lança Portal Integra

O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) é uma das 33 instituições da Rede Federal que aderiram à Rede Integra de Inovação, por meio do Portal Integra. O Portal Integra é uma solução de tecnologia da informação, no formato de programa de computador, fruto da parceria entre o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), desenvolvedor do portal.

A ferramenta tem o objetivo de dar transparência e promover a apresentação das instituições da Rede Integra para a comunidade, com ênfase nas possibilidades e oportunidades de cooperação científica e tecnológica. Entre as funcionalidades do Portal, destacam-se o tratamento e a disponibilização das informações dos currículos dos servidores da instituição, dos projetos em desenvolvimento, da infraestrutura para a inovação, além de servir como vitrine de produtos elaborados e serviços ofertados. O sistema possui ainda uma videoteca, um cadastro de editais externos de fomentos que possam interessar aos servidores da instituição e um sistema de gestão de relacionamentos e parcerias com organizações externas.

Portal Integra no IFSULDEMINAS

A Diretoria de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (DITE) lança, na próxima quarta-feira (06/03), o Portal Integra no âmbito do IFSULDEMINAS. A intenção é que a plataforma de busca permita a servidores e estudantes acesso a uma ampla variedade de recursos, informações e serviços disponíveis na Rede Integra. Para acessar a ferramenta a qualquer tempo, basta navegar no Menu "Acesso à Informação", na lateral esquerda do Portal Institucional, e clicar em "Portal da Inovação Integra".

A diretora da DITE, Paula Magda da Silva Roma, convida toda a comunidade acadêmica a acompanhar o lançamento da ferramenta e a vir inovar junto à instituição. “Nosso objetivo ao aderir à Rede e utilizar o Portal Integra é estimular a comunidade acadêmica a executar projetos de pesquisa, de desenvolvimento tecnológico e de inovação em parceria com organizações públicas e privadas para atender às demandas dos arranjos produtivos, sociais e culturais”, enfatizou.

Live de lançamento

Para demonstrar as funcionalidades do Portal Integra IFSULDEMINAS, a DITE irá realizar uma live pela TV IFSULDEMINAS, o canal do Instituto no You Tube, a partir das 15h do dia 06/03. Para acompanhar a live, acesse este link

Durante a live, será demonstrado como criar um cadastro no portal, encontrar especialistas, explorar ambientes de inovação, acessar laboratórios de tecnologia e buscar serviços e recursos que possam apoiar atividades acadêmicas, projetos de pesquisa e iniciativas inovadoras.

A apresentação do Portal Integra IFSULDEMINAS e suas funcionalidades será realizada por Eduardo Girotto, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRS e membro da equipe de desenvolvedores da ferramenta. O convidado irá tratar também das perspectivas para o fortalecimento da Rede Integra e, por fim, haverá espaço destinado a sanar dúvidas da comunidade.

Texto: Renata Cunha
Data: 21/02/2024