Campus Muzambinho recepciona Professor Gilson Santos Rodrigues

Publicado: Quinta, 29 de Fevereiro de 2024, 13h23 | Última atualização em Quinta, 29 de Fevereiro de 2024, 13h25

Filho de Hilda de Jesus Santos Rodrigues e Hermelino Silva Rodrigues, irmão do Gildo e da Jonilda e tio da Dani (Daniela Rodrigues Xavier), eu sou Gilson Santos Rodrigues, natural da Bahia e radicado em Hortolândia-SP, cidade localizada na Região Metropolitana de Campinas-SP.

Atualmente sou estudante (doutorado em andamento) de Educação Física na Faculdade de Educação Física - FEF|UNICAMP; professor do Magistério Secundário Técnico (contrato temporário) no Colégio Técnico de Campinas - COTUCA|UNICAMP e docente (regime temporário) no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho na área de Educação Física.

3Atinente a minha formação acadêmica, eu cursei toda a Educação Básica e Superior em escola pública: Ensino Fundamental I na Escola Municipal de Ensino Fundamental do Jardim Santiago, Hortolândia-SP (2002); Ensino Fundamental II (2006) e Ensino Médio (2009) na Escola Estadual Miguel Vicente Cury, Campinas-SP. No Ensino Superior, me diplomei bacharel (2014), licenciado (2015) e mestre (2018) em Educação Física na FEF|UNICAMP e concluí uma especialização (Lato Sensu) em Processos didático-pedagógicos para cursos na modalidade a distância na Universidade Virtual do Estado de São Paulo - UNIVESP (2022). Durante a minha formação eu fui contemplado pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID (2013-2014), Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq (2014-2015) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES (2016-2018) o que me permitiu estudar e realizar pesquisas no contexto da Educação Física escolar.

Profissionalmente atuei na Experimento: Experiência em Movimento com atividades extracurriculares da Escola Comunitária de Campinas-SP (2019-2020). Na Editora Aprende Brasil Ltda, prestando serviços como conferencista em cursos de formação docente continuada (2019-2020). E na Instituição de Incentivo à Criança e ao Adolescente de Mogi Mirim-SP - ICA como arte-educador (2020-2022). Fui professor visitante na Escola de Extensão da Unicamp - EXTECAMP|UNICAMP (2023). Trabalhei ainda como educador e recreador em cursos livres, palestras, oficinas e ações recreativas diversas.

Em decorrência dessa formação e atuação profissional, exerço outras funções como membro atuante do Grupo de Pesquisa em Circo - CIRCUS/FEF|UNICAMP (grupo coordenado pelos professores Marco Bortoleto e Erminia Silva) e revisor em periódicos científicos nas áreas da Educação e Educação Física. Realizo pesquisas nas áreas de Arte-Educação e Educação Física investigando os temas Circo, Jogo e Cultura Lúdica, Educação Física Escolar e Tecnologias Educacionais, alicerçando minhas pesquisas fundamentalmente na Fenomenologia, Pedagogia e Pesquisas Qualitativas.

Particularmente na área da Educação Física, Muzambinho-MG foi lócus de um dos mais reconhecidos e pioneiros cursos de Educação Física (Escola Superior de Educação Física de Muzambinho - ESEFM). A tradição dessa escola foi agregada ao IFSULDEMINAS constituindo o campus Muzambinho num centro de referência no ensino técnico e superior, congregando, ademais, um corpo docente excelente e um potencial para ser uma referência nacional e internacional nas ações de ensino, pesquisa e extensão na área de Educação Física. Portanto, a história, a excelência do corpo docente e a oportunidade de fazer parte de um centro de referência na área foram motivos que me levaram a prestar o concurso na instituição.

É uma alegria fazer parte do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, fui muito bem recebido aqui por colegas docentes e servidores, e as minhas expectativas é contribuir com a excelência da instituição ajudando a enfrentar desafios e a conquistar novas metas no âmbito do ensino, pesquisa e extensão.

Texto: Professor Gilson
Fotos: ASCOM