Gestão recepciona Pais e Responsáveis para reunião de integração

Publicado: Segunda, 04 de Março de 2024, 10h35 | Última atualização em Segunda, 04 de Março de 2024, 10h35

Na manhã do último sábado, 02 de fevereiro, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho recepcionou pais e responsáveis pelos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Durante a reunião, os pais foram orientados pela equipe de ensino a respeito da dinâmica institucional, dos desafios e perspectivas para o primeiro semestre letivo.

Inicialmente, a comunidade foi recepcionada para um café de integração Escola-Família, que ocorreu no centro do prédio pedagógico H. Minutos depois, todos se dirigiram para o auditório, onde a Coordenadora Geral de Ensino, Giovanna Maria Abrantes Carvas, realizou a abertura do evento.

20240302 085620O evento contou com a participação de coordenadores e representantes da coordenação dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, os quais foram convidados a se apresentar e compartilhar suas experiências e anseios acerca do cenário observado em sala de aula. São eles: Marcelo Simão Rosa, do curso Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio; Tais Carolina Franqueira de Toledo Sartori, do curso técnico em alimentos integrado ao ensino médio; e Rodrigo Cesar Evangelista, que na ocasião falou em nome da coordenação do Curso de Informática Integrado ao Ensino Médio.

Também estiveram presentes representantes de Setores como a CGAE, SAE, SOE ou NAPNE, responsáveis pela assistência, orientação, atendimento educacional especializado, atendimento psicológico ou moradia estudantil.

O evento ocupou boa parte da manhã de sábado, e foi dedicado a integrar Famíla e Escola, apresentando aos pais e responsáveis os principais mecanismos utilizados pela escola para a adequada permanência e desempenho dos estudantes, e foram debatidos temas como a moradia, a importância do acesso ao website institucional, o relacionamento com a comunidade acadêmica e até mesmo o uso, por parte dos alunos, de aparelhos celulares ao longo das aulas.

20240302 090156O Diretor de Ensino, Professor Hugo Baldan Jr, foi uma das autoridades responsáveis pela condução do evento, e falou com nossa redação acerca de um tema que tem sido bastante abordado ao longo dos últimos meses: O senso de pertencimento e a importância da percepção familiar que vem sendo trabalhada junto aos estudantes.

 "Acredito que, ao evidenciar que aqui somos também uma família, nós afastamos aquela imagem de instituição fria e de atendimento puramente técnico. Esse olhar personalizado e humano para lidar com as questões de cada um dos alunos é fundamental para que tenhamos uma escola cada vez mais unida e prazerosa para todos". - Declarou

Por fim, Hugo analisou a importância de trazer os Pais e Responsáveis para dentro do ambiente acadêmico, tornando-o verdadeiros aliados dentro do processo de ensino-aprendizagem.

"Quando a gente tem essa visão de que a escola trata bem os nossos alunos, isso traz mais tranquilidade à família, especialmente aquelas dos estudantes residentes, que acabam passando a maior parte de seu tempo dentro da instituição. Logo, sentir-se em casa é fundamental para crescer e se desenvolver naquilo que se propõe a fazer". 

Texto e Fotos: ASCOM do Campus Muzambinho.

registrado em: