PROEF IFSULDEMINAS realiza as primeiras defesas de dissertações de Mestrado.

Publicado: Segunda, 04 de Março de 2024, 16h00 | Última atualização em Segunda, 04 de Março de 2024, 16h02

Na sexta-feira, dia 23 de fevereiro, ocorreram as primeiras defesas de mestrado de estudantes matriculados no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em rede nacional (PROEF). As defesas aconteceram nas dependências do CeCAES (Centro de Ciências Aplicadas à Educação e Saúde) do Campus Muzambinho.

A primeira turma ingressou em 2022, com 6 mestrandos, e os três primeiros trabalhos apresentados e defendidos foram os dos mestrandos Fernanda Gabriela de Rezende Casagrande, Marcos Aurélio Guidetti de Moraes e Emerson Santos da Silva.

proefFernanda apresentou dissertação intitulada "Pedagogia Histórico Crítica em prática: possibilidades didáticas em contexto neoliberal", orientada pelo Prof. Dr. Mateus Camargo Pereira, arguida pela banca composta pela profa. Doutora Elaine Prodocimo (UNICAMP) e Prof. Dr. Daniel Teixeira Maldonado (IFSP e PROEF IFSULDEMINAS).

O professor Marcos, por sua vez, apresentou o trabalho de título "Educação Física Escolar em uma perspectiva libertadora e descolonizada: tematização de jogos e brincadeiras de matriz indígena e africana", tendo como banca a profa. Dra. Samara Moura Barreto (IFCE e PROEF IFSULDEMINAS) e Prof. Dr. Claudio Aparecido de Souza (Pref. Municipal de Santo André).

Já o professor Emerson Santos da Silva defendeu o trabalho intitulado "Currículo Crítico Libertador "com" a educação infantil:  construção coletiva de novos sentidos e significados pela comunidade escolar", cuja banca foi composta pelas professoras doutoras Elaine Prodocimo (UNICAMP) e Heidi Jancer Ferreira (IFSULDEMINAS). Os trabalhos de Marcos e Emerson foram orientados pelo Prof. Dr. Daniel Teixeira Maldonado (IFSP e PROEF IFSULDEMINAS).

PROEF

O PROEF é um programa de mestrado profissional em rede existente desde 2018. O IFSULDEMINAS faz parte desde 2022, contando atualmente com 33 estudantes e 10 docentes. Os estudantes são exclusivamente professores de educação física de redes públicas de ensino. Atualmente, o PROEF na instituição é coordenado pelos professores Arnaldo Sifuentes Pinheiro Leitão e Mateus Camargo Pereira.

Saiba mais sobre o Programa CLICANDO AQUI.

Texto: Prof. Mateus Camargo.
Revisão: ASCOM Do Campus Muzambinho.
Foto: Cedida pelo Prof. Mateus Camargo.

registrado em: