Lançado livro com expressões artísticas sobre os 70 anos do Campus Muzambinho

Publicado: Quinta, 07 de Março de 2024, 13h59 | Última atualização em Quinta, 07 de Março de 2024, 15h30

Lançado o livro “70 anos do Campus Muzambinho: Amor em Poemas, memórias e histórias”

A biblioteca Monteiro Lobato foi palco de mais um lançamento literário. O evento aconteceu na tarde da última quarta-feira (6), e trouxe à luz o livro “70 anos do Campus Muzambinho: Amor em Poemas, Memórias e Histórias”, um compilado de expressões artísticas produzidas pela comunidade em homenagem à história desta instituição.

A produção do livro teve início no ano de 2023, quando da chamada pública para captação de expressões diversas, como poesias, textos, haicais, desenhos, dentre outras. A motivação era a de coletar produções marcadas pela subjetividade e emoções, trazendo à tona as impressões do autor(a) em relação à sua vivência no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

5A ação foi orquestrada em conjunto pela DDE (Diretoria de Desenvolvimento Educacional), CELIN (Centro de Ensino de Línguas) e SELCA (Setor de Esportes, Lazer, Cultura e Artes), e foi inspirada por ocasião do septuagésimo aniversário do Campus Muzambinho, ocorrido em 22/11/2023.

Por fim, após processo de revisão e diagramação, o livro foi finalmente lançado em evento que contou com a participação de autores, autoridades locais e outros representantes da comunidade acadêmica. Em suas quase 150 páginas, o livro traz expressões de diversos autores, incluindo estudantes, servidores e egressos.

De acordo com Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, Diretora de desenvolvimento Educacional, a produção do material foi possível graças à colaboração voluntária da Editora Ases da Literatura que, por intermédio do projeto Oficina Poética, ficou responsável pelo preparo dos originais, revisão e diagramação.
A ilustração de capa, por sua vez, é de autoria de um dos estudantes do próprio Campus Muzambinho, o aluno Luiz Fernando Balbino, Estudante do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. A diagramação da capa contou também com a experiência da estudante Ana Flávia da Silva Santos, estudante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e estagiária da ASCOM (Assessoria de Comunicação do Campus).

A docente Narayana de Deus Nogueira, Coordenadora do CELIN e uma das organizadoras do livro, agradeceu aos colegas de equipe e aproveitou para convidar a todos para conhecerem e participarem das atividades do centro. Por fim, ela também agradeceu a contribuição de todos que tornaram possível o lançamento do livro, e revelou um pouco de tudo aquilo que os leitores poderão encontrar em suas páginas.
“A concretização deste livro é também a concretização dos nossos sonhos, dos nossos ideais, e de tudo aquilo que a gente vivencia e vivenciou aqui no instituto [...] Alguns vivenciaram o período de escola agrícola, outros vivenciaram o período de instituto, e todos puderam colocar neste livro, através de suas palavras ou de imagens, todo esse amor e homenagens [...]” - declarou Narayana.

6Outro depoimento que marcou o lançamento foi o da Professora Maria Aparecida Lúcio Mendes, a Cidinha, que foi uma das organizadoras responsáveis pelo livro. Na ocasião, ela representou o SELCA, Setor de Esportes, Lazer, Cultura e Artes, coordenado por ela quando da produção da publicação.

“Penso que isso que estamos vivendo agora, que é o lançamento deste livro, é mais que uma homenagem prestada por cada um de nós ao Campus Muzambinho. É também a percepção de que nós também podemos produzir um livro”.

Cidinha aproveitou a oportunidade para convidar os presentes para prestigiarem o segundo Festival Literário de Muzambinho (FELIM), que deve acontecer na segunda semana de agosto.

As organizadoras do livro agradecem a participação de todos e, em especial, aos professores Augusta Cássia Schwtner David Ronquini, Daniel William F. de Camargo, Carlos Alexandre Molina Noccioli e Josiane Pereira Fonseca Chinaglia, ambos membros do CELIN, que orquestraram e orientaram atividades de escrita de poemas, haicais ou desenhos junto aos estudantes que desejaram participar.

Acesso gratuito ao livro

O livro "70 anos do Campus Muzambinho: Amor em Poemas, Memórias e Histórias" está cadastrado e catalogado no sistema Pergamum da Biblioteca. Para acessar o PDF, diretamente, basta clicar no link abaixo:

Para pesquisar o livro no Pergamum é necessário clicar no link abaixo e inserir o título na Pesquisa Geral:

Texto e Fotos: ASCOM do Campus Muzambinho.

registrado em:
Assunto(s):