Campus Muzambinho integra ações do programa "Mulheres da nossa terra"

Publicado: Terça, 26 de Março de 2024, 15h27 | Última atualização em Terça, 26 de Março de 2024, 15h46

Entre os dias 08 e 22 de março de 2024, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho participou da ação 'Mulheres da Nossa Terra', em conjunto com diversos atores da cidade de Muzambinho-MG, incluindo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sala Mineira do Empreendedor, Prefeitura Municipal, Departamento de Agricultura, Sebrae, Secretaria de Ação Social. A ação marca a união das instituições envolvidas em prol do Dia Internacional da Mulher (08/03). Durante o mês, as atividades ocorreram em diversos bairros rurais.

Bairro Macaúbas

No Bairro Rural Macaúbas, as atividades do dia 08 de março foram conduzidas com a representação do Campus Muzambinho por parte de Daiane Cristina Garcia, colaboradora atuante na coordenação geral de extensão. O objetivo principal foi estabelecer maior proximidade entre o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho e as comunidades rurais, compreendendo melhor o cotidiano das mulheres, seus projetos e desafios. Além disso, foram divulgadas as ações do campus, oportunidades de cursos e iniciativas inovadoras.

Bairro Moçambo

No Bairro Rural Moçambo, as atividades do dia 15 de março foram conduzidas por estudante do Curso Técnico Subsequente em Enfermagem, orientada pela professora Milene Magri. Elas realizaram uma rodada de conversa sobre "Saúde Preventiva", oferecendo várias dicas para a saúde da mulher, além de fazerem aferição de sinais vitais. A colaboradora Daiane Cristina Garcia também esteve presente, buscando compreender melhor as necessidades da comunidade e explorar possíveis ações de incentivo à extensão para o bairro.

Bairro Palméia

Já no Bairro Palméia, as atividades ocorreram no dia 22 de março e também foram conduzidas por estudantes do Curso Técnico Subsequente em Enfermagem, sob orientação da professora Ana Paula Alonso Reis. O grupo conduziu uma palestra sobre a Prevenção dos cânceres de mama e colo de útero, bem como uma roda de conversa com as mulheres que estiveram presentes no evento.

Segundo a professora Ana Paula, "O diálogo acerca da conscientização sobre a promoção de saúde e prevenção de doenças é de suma importância quando se trabalha com saúde coletiva. Conhecer o corpo e reconhecer precocemente sinais e sintomas indicativos de alterações, que requerem avaliação do profissional de saúde, é muito importante."

Texto original: Daiane Cristina Garcia.
Revisão: ASCOM do Campus Muzambinho.
Fotos: Cedidas pela Coordenação Geral de Extensão.

registrado em: