Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Licitações > Notícias Gerais > Eventos > Egresso da 1ª turma da Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho visita a Instituição
Início do conteúdo da página

Egresso da 1ª turma da Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho visita a Instituição

Publicado: Terça, 09 de Maio de 2023, 10h36 | Última atualização em Terça, 09 de Maio de 2023, 10h56

9Q6A5643Em uma tarde de outono do mês de maio de 2023, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho recebeu a visita de Acácio Sinézio Ribeiro, egresso da 1ª turma de Técnico Agrícola da Instituição. Ele está com 84 anos, atualmente reside na cidade de Belo Horizonte - MG e compartilhou suas lembranças vividas no ano de 1953.

Com a mente afiada, Acácio relembrou com riqueza de detalhes seu período de estudos na antiga Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho, hoje, IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. O egresso contou orgulhoso que passou em segundo lugar no Processo Seletivo da época e lembrou que o primeiro colocado foi seu colega de turma, José Valter Cotegipe Pellico.

Ao ser perguntado sobre algo marcante, ele falou entusiasmado do time de futebol. O meia direita destacou que participou de várias partidas e viajou por toda a região para participar de jogos de futebol. Ele recordou que a Escola Agrotécnica empatou com o time profissional júnior da Portuguesa de Desportos de São Paulo.

O egresso aproveitou para caminhar pelo Campus Muzambinho e com olhar atento observou cada detalhe. Relembrou do alojamento em que residiu e logo quis saber se a Instituição ainda abrigava os estudantes. Ao saber dos três blocos de dormitórios, Acácio ficou feliz com o progresso.

Acácio, antenado com as novas tecnologias, contou que tem um grupo de bate-papo com egressos do Campus. Inicialmente o grupo era para a turma de 1953, mas contou que todos são bem-vindos em participar e relatarem suas experiências vividas na Escola Agrotécnica.

Durante a conversa, Acácio contou que tem três filhas, três netas e um neto. Ele veio a Muzambinho acompanhado da esposa, a senhora Celina Matias da Silva e da filha, Cristiane Leroy Ribeiro. Acácio trabalhou como engenheiro até os 80 anos de idade.

De acordo com Acácio, ele não seguiu a profissão de técnico agrícola. Após concluir o curso, ele foi estudar em Belo Horizonte e por lá está até os dias atuais. Mas, ele tem planos de cuidar da fazenda da família em Palmeiral, distrito de Botelhos. Na fazenda produzem as culturas de soja, milho e feijão, mas tem a pretensão de trabalhar com gado. Pelo jeito o egresso da Escola Agrotécnica ainda colocará seus aprendizados em prática. Ele relembrou diversas disciplinas que cursou por aqui: “O que eu levo de mais importante, em primeiro lugar, é o ensino. Nós estávamos fazendo o curso técnico agrícola e tínhamos várias disciplinas como: criação dos animais domésticos, culturas de um modo geral, conservação de solo, recuperação do solo, plantio de soja, feijão…”

Acácio também compartilhou um relato vivido com seu irmão. O rebanho da fazenda estava com “curso” e precisavam de auxílio. Então, Acácio pediu ajuda ao seu professor José Lessa Couto para ver o que estava acontecendo. O professor José Lessa Couto, Médico Veterinário, resolveu a situação e fez com que despertasse no irmão de Acácio o interesse em tornar-se Médico Veterinário e assim aconteceu.

Diante das lembranças, Acácio foi questionado sobre como vê o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, hoje, com diversos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, Técnicos Subsequentes, Cursos Superiores, Cursos de Pós-Graduação e oferta de Educação a Distância. Com os olhos marejados, o egresso disse que saber do progresso do Campus Muzambinho é “uma satisfação, gratidão e uma realização”.

O tempo passou, mas o sentimento de pertencimento à Escola Agrotécnica de Acácio segue genuíno e ele fez uma proposta ao Diretor-Geral, professor Renato Aparecido de Souza. O seu desejo é que seja feita uma homenagem à Primeira Turma, com relatos dos egressos de 1953 que estudaram no Campus Muzambinho. O Diretor prontamente atendeu ao pedido e lança hoje, 09 de maio de 2023, o convite para que os estudantes da primeira turma enviem os seus depoimentos, estes, farão parte de um Caderno de Relatos que será publicado nas festividades dos 70 anos do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

O egresso do Campus deixou a instituição, após passar pela placa da sua turma e mostrar o seu nome, entusiasmado em retornar para o aniversário de 70 anos do Campus, em 22 de novembro de 2023. Acácio participou do encontro de egressos nos aniversários de 50 e 60 anos do Campus e para o septuagésimo aniversário quer voltar com a família toda.

"Os pioneiros pagam o ônus do desbravamento, mas só por eles a história caminha em seu percurso progressista". (I.A.F.)

Acesse o link e envie o seu depoimento que integrará a Coletânea de Relatos dos Egressos da turma de 1953 da antiga Escola Agrotécnica.

Texto e fotos: ASCOM - Campus Muzambinho

registrado em: ,
Assunto(s):
Fim do conteúdo da página