Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Licitações > Notícias Gerais > Interesse em pesquisa cafeeira aproxima grupos de estudo de Machado e Muzambinho
Início do conteúdo da página

Interesse em pesquisa cafeeira aproxima grupos de estudo de Machado e Muzambinho

Publicado: Terça, 19 de Setembro de 2023, 16h58 | Última atualização em Terça, 19 de Setembro de 2023, 16h58

Na manhã da última quarta-feira, dia 13 de setembro, o Grupo de Estudos em Pesquisa Agronômica, o GEPA-CAFÉ, em atividade desde 2015 no campus Machado, visitou o Grupo de Estudos em Cafeicultura (GECAF). O encontro foi organizado pelos estudantes, sob orientação dos professores Eduardo Carvalho Dias e José José Marcos Angélico de Mendonça. A ideia do encontro ganhou força após conversas entre membros dos dois grupos durante o circuito de palestras “Captação de Recursos” ocorrido em Machado, em 23 de agosto.

Os membros do GEPA foram recepcionados pelos membros do GECAF e também pelos coordenadores dos setores de industrialização do café e cafeicultura, o prof. José Marcos e o técnico Pedro Amore, que acompanharam as atividades e explicaram os processos e dinâmicas de produção do campus. Após um café especial preparado pelo encarregado do Laboratório de Classificação e Qualidade do Café, Jaciel Magalhães, os discentes percorreram toda a área de pós-colheita do campus Muzambinho: passaram pela unidade de processamento por via úmida, os terreiros e o barracão de secagem, onde estão os secadores rotativos e as tulhas de armazenamento. Em seguida, conheceram toda a área de processamento dos grãos, com as máquinas beneficiadoras, peneirão e mesa densimétrica.

Após a visita ao setor, os estudantes de Machado conheceram o viveiro de mudas, onde a coorientadora do GECAF, profa. Anna Lygia Rezende Maciel, orienta mais de uma dezena de pesquisas realizadas pelos membros do grupo de estudos. No local, o coordenador de pesquisa, discente Eduardo Lima, explicou o método de produção de mudas, o uso de compostos orgânicos de diferentes origens e os projetos em andamento. Em seguida, foi a vez de conhecerem a sala do GECAF, onde conheceram um pouco da história e atividades do grupo em conversa com o presidente Luiz Fernando Ferreira e o vice Igor Nepomuceno. Nesta oportunidade,  os membros Carlos Garcia e Jaqueline Carvalho apresentaram as pesquisas de pós-colheita que foram e estão sendo realizadas, sob orientação do prof. José Marcos. Por último, intenso diálogo ocorreu com o diretor-presidente Mateus Melo durante a passagem pela sala da empresa júnior Soma Jr. - Assistência Técnica e Gerencial, para conhecerem a estrutura e ações extensionistas que vêm sendo praticadas por essa iniciativa estudantil. Ao final da visita, ainda houve tempo para serem apresentados ao extensionista agropecuário da EMATER em Muzambinho, Clovis de Piza, e à coordenadora do curso Tecnologia em Cafeicultura, profa. Agda Prado. 

O encontro permitiu a troca de experiências, compartilhamento dos objetivos atuais e visões sobre o futuro da cafeicultura e do papel de futuros engenheiros agrônomos e tecnólogos em cafeicultura.  Houve também um franco debate sobre as dificuldades e os desafios que são enfrentados cotidianamente, seguidos de apontamentos para superação e fortalecimento das ações estudantis, sejam estas para ensino, pesquisa ou extensão.  

Texto: Filipe Horta
Foto: Filipe Horta, Lorrane Pereira (Machado), Luiz Fernando Ferreira.

registrado em:
Fim do conteúdo da página