Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Licitações > Notícias Gerais > Docente do Campus Muzambinho tem grande projeto aprovado pela FAPEMIG
Início do conteúdo da página

Docente do Campus Muzambinho tem grande projeto aprovado pela FAPEMIG

Publicado: Terça, 19 de Setembro de 2023, 18h09 | Última atualização em Terça, 19 de Setembro de 2023, 18h11

Na última semana, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho teve um projeto de grande porte aprovado no edital Universal da FAPEMIG, um dos mais importantes do país. O projeto foi submetido pelo Docente Lucas Eduardo de Oliveira Aparecido, que atua no campo da Engenharia agrícola, com ênfase em Agrometeorologia, e conquistou a 2ª colocação na área de agronomia, em um edital com mais de 1500 projetos inscritos. 

Intitulado “Avaliação, Calibração e teste de modelos de previsão de incidência da ferrugem do cafeeiro no Brasil”, o projeto idealizado pelo Professor Lucas teve R$ 99.686,00 aprovados, valor a ser utilizado para pagar bolsas aos discentes e também para aquisição de equipamentos necessários ao desenvolvimento do projeto.IMG 20220706 150435

Segundo Lucas, a relevância do projeto se justifica pela abordagem inovadora para o controle da ferrugem em cafeeiros, com foco na sustentabilidade. Ao adotar técnicas avançadas de monitoramento e previsão, como machine learning, ele (o projeto) promove uma gestão mais eficiente e responsável da doença, reduzindo a aplicação indiscriminada de agroquímicos, os quais representam uma ameaça significativa ao meio ambiente. 

“A aplicação precisa de agroquímicos com base em previsões climáticas e na real necessidade contribuirá para a redução da contaminação do solo, da água e do ar, protegendo ecossistemas sensíveis” - Explicou o docente. 

A sustentabilidade é outra das características que balizaram a idealização do projeto, o que se traduz em benefícios para a produção cafeeira e também para a saúde pública:

“Ao considerar os impactos das mudanças climáticas e desenvolver estratégias de manejo apropriadas, o projeto busca garantir a sustentabilidade a longo prazo da indústria cafeeira. Os produtores de café poderão adotar práticas mais amigáveis ao meio ambiente, reduzindo os riscos ambientais e minimizando a contaminação do solo e da água. Essa abordagem não apenas beneficia a produção de café, mas também promove a saúde pública ao reduzir a exposição a produtos químicos tóxicos. Em última análise, o projeto tem o potencial de revolucionar a forma como a ferrugem é controlada, tornando a indústria cafeeira mais sustentável e responsável.

Lucas ressaltou ainda que esta é uma iniciativa que busca impactar positivamente a comunidade local, promovendo práticas agrícolas mais responsáveis e sustentáveis, melhorando a educação dos alunos e contribuindo para o desenvolvimento econômico e ambiental de nossa região. 

ferrugem doenca do projetoOs benefícios da aplicação do projeto, segundo o docente, passam pela (1) conscientização ambiental, (2) compartilhamento de descobertas e estratégias com agricultores locais, (3) melhoria da saúde pública através da redução de aplicação excessiva de agroquímicos e (4) estímulo aos vínculos entre pesquisadores e especialistas da área.

Por fim, quando questionado acerca dos benefícios para os alunos do campus Muzambinho, Lucas foi enfático:

“O projeto oferece oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para os alunos do campus, especialmente aqueles envolvidos em programas de iniciação científica. Eles têm a oportunidade de se envolver em pesquisa prática e ganhar experiência em tecnologias de ponta, como machine learning e modelos de simulação. Isso amplia suas perspectivas acadêmicas e os prepara para carreiras futuras em campos relacionados.”

O QUE DIZ A GESTÃO DO CAMPUS:

De acordo com Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, Diretora de Desenvolvimento Educacional do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, a captação de recursos para realização de projetos é de grande importância na carreira de um pesquisador, e visa impulsionar a produção científica e tecnológica, bem como expandir linhas de pesquisa, ampliar o número de estudantes impactados na formação científica e, por fim, consolidar a ciência e tecnologia nas instituições.

“A aprovação no edital Universal da Fapemig, um dos mais concorridos do país, demonstra a trajetória de excelência do professor Lucas, iniciada no campus Muzambinho ainda como estudante do curso de Engenharia Agronômica. Hoje, como professor efetivo atuante no campus, ele inspira estudantes e outros colegas com sua competência técnica e humanística. Além de projetos de pesquisa, Lucas também já ofertou cursos de formação continuada, o que demonstra sua preocupação em atuar na tríade que orienta a missão institucional: ensino, pesquisa e extensão, sem deixar de lado a inovação nas atitudes e ações educacionais propostas” - Finalizou a Diretora. 

SAIBA MAIS:

Link para acesso ao edital UNIVERSAL DA FAPEMIG.

Informações: Lucas Aparecido e Aracele Fassbinder
Fotos: Cedidas por Lucas Aparecido.
Edição do Texto: ASCOM

registrado em:
Fim do conteúdo da página