Semana pedagógica aborda estratégias para o ensino remoto

Publicado: Terça, 25 de Agosto de 2020, 15h02 | Última atualização em Quarta, 26 de Agosto de 2020, 10h22

semana pedagogica bannerA semana de 17 a 21 de agosto teve atividades de acolhimento para os alunos, mas também contou com atividades voltadas para o aperfeiçoamento do trabalho de docentes e servidores ligados ao ensino.

A semana pedagógica teve como tema a "avaliação para aprendizagem no contexto do ensino remoto emergencial". Segundo a Diretora de Desenvolvimento Educacional, Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, o tema foi definido "considerando uma enquete realizada junto aos docentes, no mês de julho. As opções mais votadas foram, nesta ordem: Avaliação; Estratégias Ativas; Feramentas Digitais. Sendo assim, as Diretorias de Desenvolvimento Educacional (DDE) e de Ensino (DEN), com apoio da Direção-Geral, buscaram identificar pessoas envolvidas com esses assuntos e que pudessem trabalhar juntos aos docentes e técnicos administrativos ligados ao ensino, de forma mais prática e objetiva".

1º dia

Organizado pela equipe de gestão do ensino do Campus (que é composta pelo Diretor-geral, Renato Aparecido de Souza, pela DDE, Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, pelo Diretor de ensino, Marcos Roberto Cândido e pelo Coordenador geral de ensino, Hugo Baldan Junior, o evento deu início ao planejamento das atividades letivas do segundo semestre.

Segundo o DEn, Marcos Roberto, na ocasião "a gestão do ensino e toda equipe de apoio (SOE, Secretárias de Cursos e demais colaboradores) tiveram a oportunidade de partilhar momentos de orientações e capacitação para o desenvolvimento das atividades letivas do segundo semestre, que segue de forma virtual conforme o Programa Emergencial de Ensino Remoto". Marcos citou também a apresentação da proposta do calendário letivo, de datas importantes, de novas instruções normativas e, principalmente, sobre o Programa Emergencial de Ensino Remoto 02, que trata das especificidades da oferta do ensino neste momento da Pandemia COVID – 19.

Ainda no primeiro dia os participantes puderam assistir a uma capacitação com o tema “O que o palhaço nos ensina sobre as aulas online?”, oferecida pelo palestrante e palhaço Mauro Fantini.

2º dia

a1f35881 ee40 454c b5d4 7135de054798O segundo dia levantou um debate sobre o tema “Avaliação da aprendizagem, para aprendizagem e como aprendizagem”, mediado pelo Diretor-geral, Renato Souza. A capacitação contou com as reflexões e discussões da professora Sisko Mällinem (TAMK – Finlândia) compartilhando suas experiências sobre o Ensino Remoto durante esse momento de pandemia. Renato agradeceu e citou a participação da professora como de extrema importância para o evento, uma vez que ela é uma das principais autoridades na área educacional da Finlândia e também contribuiu com a construção de currículos sobre a área de avaliação de vários países europeus.

Segundo Renato, a professora tem "uma grande experiência e compreensão dos Institutos Federais, já que recebeu na Finlândia mais de 100 professores EBTT, dos mais variados estados brasileiros, para que ela pudesse dar as devidas capacitações em um programa do Governo Federal, da CAPES/SETEC, que perdurou de 2015 a 2018. Então ela tem conhecimento da estrutura dos Institutos Federais, de como a rede tecnológica profissional atua aqui no Brasil e da importância disso".

Sisko também foi uma responsáveis pela criação de um programa chamado Giramundo, a partir do qual alguns professores do estado da Paraíba foram enviados para Finlândia para treinamento. Dessa forma a compreensão educacional da professora extende-se também a rede estadual. O Diretor Renato citou que, "isso fez com que o Estado da Paraíba melhorasse muito seus indicadores educacionais dentro do contexto brasileiro" e ressaltou também que as experiências educacionais relatadas pela professora neste momento de pandemia, foram muito semelhantes às soluções encontradas pela direção do Campus Muzambinho para o enfrentamento desta doença.Para o diretor, esse foi um momento importante para o ajuste dessas contribuições da professora, com aspectos específicos do Campus para os professores.

No período da tarde ainda foi realizada uma reunião na qual os professores dos cursos integrados se reuniram para trabalhar às formatações da oferta do segundo semestre, adequando às dinâmicas do referido nível de ensino para o Ensino Remoto Emergencial. Para o DEn, Marcos Roberto, esse foi um "momento de decisões importantes para que o trabalho possa ir ao alcance dos anseios de nossos alunos dos cursos técnicos integrados em Agropecuária, Alimentos e Informática".

3º dia

O tema “Possibilidades para organizar e desenvolver as avaliações no ensino remoto” foi discutido no terceiro dia da semana, em uma tarde de capacitação conduzida pela professora do Campus Inconfidentes, Livia Carolina Vieira. O objetivo deste encontro foi a apresentação de formas de desenvolver avaliações com recursos da plataforma Moodle e, segundo um dos organizadores do evento, o DEn, Marcos Roberto, foi um "momento de reciclar informações sobre o tema e criar estratégias para o desenvolvimento das avaliações junto aos alunos".

4º dia

O último dia do evento contou com uma oficina sobre “Avaliação e Estratégias Ativas no Ensino Remoto” oferecida pelos facilitadores Profa. Aracele Oliveira Garcia Fassbinder e pelo Prof. Cloves Gomes de Carvalho Filho, docente do Campus Machado. Na ocasião os participantes puderem conhecer diversas estratégias e metodologias ativas considerando a releitura dos mesmos para o contexto virtual.

Segundo a palestrante Aracele, essa foi "uma atividade mão na massa que foi realizada utilizando a estratégia Think-Pair-Share e o recurso de salas síncronas do Google Meet. Inicialmente, os participantes tiveram 3 minutos para pensar sobre estratégias de ensino que foram realizadas no 1º semestre. Na segunda etapa (pair), em grupos já dentro das salas simultâneas, eles tiveram um tempo para compartilhar essas experiências com os demais, bem como selecionar uma representativa do grupo. Criaram também, de forma colaborativa, uma apresentação no Google Apresentações, descrevendo o curso, turma, os objetivos de aprendizagem, a estratégia em si e os resultados obtidos".

A segunda etapa foi a do sorteio de um grupo para apresentação da sua estratégia para os demais participantes. Aracele ressaltou que "foi uma forma diferente de criar uma oportunidade de conversa em grupo e de troca de experiências. E, ao mesmo tempo, conhecer o funcionamento da estratégia Think-Pair-Share adaptada para esse contexto".

Dessa forma chegou ao fim a Semana Pedagógica que trouxe, ao nosso corpo docente e aos servidores ligados ao ensino, um novo olhar sobre as novas estratégias educacionais necessárias nesse momento de emergência do ensino remoto.

registrado em: