Aprendendo com as Diferenças

Projeto em Areado garante verduras e legumes a mais de 50 idosos e 60 usuários da APAE

Publicado: Quinta, 27 de Agosto de 2020, 07h47 | Última atualização em Quinta, 27 de Agosto de 2020, 07h47

imagem 1Mais de 500 usuários, de 22 APAES do sul de Minas, são atendidos pelo programa Aprendendo com as Diferenças, promovido pelo IFSULDEMINAS por meio da Pró-Reitoria de Extensão, com apoio de suas escolas-fazenda e reitoria. Um deles acontece em Areado, com uma horta estruturada em terreno cedido pelo Lar dos Idosos da cidade. Lá, cerca de 100 alunos da APAE aprendem matemática, melhoram o convívio social e desenvolvem suas atividades motoras por meio do plantio assistido, além de diversos outros suportes. O Aprendendo com as Diferenças visa desenvolver a capacidade de aprendizagem dos alunos em todas as áreas do conhecimento junto às pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla.

Estudantes de cursos como o técnico em agropecuária e agronomia fazem o acompanhamento semanal, com o preparo dos canteiros etc. Os de enfermagem atuam nas questões básicas de saúde. Alunos de Biologia auxiliam no manejo e orientam quanto a assuntos da área. Já os de educação física promovem atividades lúdicas. Infelizmente, com a pandemia, os trabalhos presenciais com os usuários foram suspensos, mas a horta não parou e hoje alimenta a 56 idosos do lar, bem como os 60 alunos da APAE, da zona urbana, que recebem em casa legumes e verduras fresquinhos, diariamente.

A continuidade é possível graças ao trabalho voluntário na horta e a assistência do instituto federal, por meio do Coordenador de Integração e Inclusão Social, Generci Dias Lopes, do IFSULDEMINAS campus Muzambinho.

imagem 6

O reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, destacou a importância do envolvimento na área social. “Temos orgulho em promover o Aprendendo com as Diferenças e atender a centenas de pessoas. Ele soma a dezenas de outros trabalhos que desenvolvemos no instituto, voltados às questões sociais”. Segundo o pró-reitor de extensão, professor Cléber Ávila Barbosa, “o programa em Areado reflete o sucesso em todas as cidades em que está implantado. Somos gratos em participar e contribuir junto a sociedade”.

O projeto chamou a atenção da ADECOAGRO, empresa de açúcar, etanol e energia situada na região. A APAE de Areado participou do Edital Fortalecer, em 2019, e foi contemplada pelo grupo com R$ 56.800,00 como apoio às ações, até dezembro de 2020. Com os recursos foi possível fazer 150 máscaras personalizadas para a equipe da associação, além de 60 camisas, para uniforme, custear o combustível para a entrega dos alimentos, além da aquisição de ferramentas para plantio, mudas de verduras, entre outros.

“O projeto teve início em Muzambinho e ganhou força e apoio dos demais campi. Em Areado, além de proporcionar a melhoria da qualidade de vida, buscamos também uma melhor qualidade alimentar por meio das produções de legumes e verduras. Sinto-me honrado em participar do programa, pelo instituto, junto às Apaes. Deixo aqui meu agradecimento aos professores da área de Olericultura, Bráulio Rezende, do campus Muzambinho, e Cleiton Silva, da UFLA; e ao Alexandro Silva, da Proex, pelo sempre apoio nas atividades”, destacou o coordenador de Integração e Inclusão, Generci Lopes. Como em Areado, há diversos trabalhos empreendidos pelo IFSULDEMINAS em outros municípios, trazendo benefícios diretos às APAES, em uma parceria em que todos ganham.

Texto: Ascom IFSULDEMINAS / Reitoria
Fotos: Claudinele Maria de Oliveira/Apae Areado