Colação de grau on-line

IFSULDEMINAS realiza primeira colação de grau e certificação técnica on-line

Publicado: Terça, 15 de Setembro de 2020, 10h39 | Última atualização em Terça, 15 de Setembro de 2020, 10h39

Eventos contaram com cerca de 120 formandos de cursos Técnicos e Superiores dos Campi Inconfidentes e Passos

Na última sexta-feira, dia 11/09, aproximadamente 120 estudantes dos Campi Inconfidentes e Passos do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) participaram da inédita colação de grau (nivel superior) e certificação técnica (nível técnico) virtual da instituição. Eles foram os primeiros a terem a solenidade feita de forma remota, autorizadas e regulamentadas pela Portaria 916 de 2 de Julho de 2020 do IFSULDEMINAS, em caráter excepcional, em alternativa às sessões presenciais, enquanto durar o período de suspensão das atividades presenciais em virtude do contexto da possibilidade de transmissão do Coronavírus. "O Gabinete organizou as colações de grau dos cursos superiores e certificações dos cursos técnicos, durante a pandemia, com o objetivo de possibilitar que os estudantes concluintes pudessem alcançar o término do ciclo acadêmico na data prevista, podendo, a partir daí, seguir os estudos em nível superior ou inserir-se no mercado de trabalho", explicou o pró-reitor de Ensino, Giovane José da Silva.

Cada campus organizou e transmitiu sua própria solenidade. Ambas aconteceram simultaneamente, ao vivo, às 19hs, via internet. Do Campus Passos formaram-se aproximadamente 80 discentes do curso Técnico em Serviços Públicos EaD. Já de Inconfidentes, 38 estudantes dos cursos de Tecnologias em Gestão Ambiental e em Redes de Computadores, Licenciaturas em Ciências Biológicas e em Matemática e Engenharias Agronômica, Agrimensura e Cartográfica e Alimentos participaram do evento digital.

Preparação

Em Inconfidentes, a colação foi transmitida pelo canal oficial do campus no Youtube e contou com mais de mil internautas acompanhando a transmissão. O evento inédito exigiu o plantão de uma equipe de cerca de 10 servidores para garantir a estabilidade das imagens e do som por mais de uma hora de transmissão. “Procuramos, do ponto de vista tecnológico, prever os possíveis riscos da transmissão e trabalhar sobre eles”, explicou o responsável pelo Núcleo de Tecnologia da Informação, Gilcimar Daló, destacando a instalação de links alternativos de transmissão. “Foi um aprendizado, foi desafiador. Mas conseguimos manter uma transmissão de qualidade, sem falhas”, avaliou Gilcimar.

Em Passos, estudantes, servidores do campus e da Reitoria receberam por e-mail um link de acesso ao serviço de comunicação por vídeo do Google, o Google Meet. A partir daí, em suas casas, eles acompanharam a cerimônia de certificação técnica que, embora mais sucinta do que a versão presencial, também contou com execução de hino nacional, juramento, chamada nominal dos formandos e discurso dos diretores e pró-reitores.

Depoimentos

FormaturaOnlinePassos

De acordo com a nova engenheira em Agrimensura e Cartográfica, Amanda Aparecida de Paiva, oradora das turmas na cerimônia do Campus Inconfidentes, 2020 está sendo um ano diferente e desafiador. “Mesmo que nossa formatura não esteja sendo como sonhávamos, com aquele abraço de despedida, mas está sendo o dia mais esperado para celebrar”, discursou a ex-aluna, agradecendo a instituição pelo aprendizado. Ela ainda destacou as dificuldades para chegar até à formatura. “Foi difícil, mas não impossível. Seguimos em frente. Os professores não nos deixaram desistir. Fomos vitoriosos”, disse Amanda.

Em Passos, a formanda do curso Técnico em Serviços Públicas EaD, Leila Andrade, escolhida para ser a juramentista da cerimônia, contou um pouco sobre a tarefa e também sobre a formatura on-line. “Representar todos é uma responsabilidade. A formatura remota deixa um marco para o início de uma mudança e adaptação necessária ao momento presente. Diante de todo o cenário que estamos vivenciando com a pandemia, tanto no nosso país quanto no mundo inteiro, nosso sentimento nesse instante é apenas de gratidão por termos concluído nosso objetivo que foi o curso Técnico em Serviços Públicos, mesmo distante de colegas, tutores, professores, coordenadores e familiares, a sensação de colar grau remota é sem dúvida alguma única”.

Calendário

O diploma ou o certificado será entregue, como habitualmente, cerca de 160 dias após a formatura. O estudante deverá buscá-lo, mediante agendamento prévio, a fim de garantir a segurança de profissionais e discentes, devido à Covid-19, nas Secretarias de Registro Escolar e Acadêmico do campus onde estudou, nos polos de Ensino a Distância ou, em casos especiais, pode ser retirado também na Reitoria do IFSULDEMINAS.

Neste ano, ainda haverá outras formaturas mediadas pelas Tecnologias da Comunicação e Informação para quem concluiu o curso no primeiro semestre de 2020. Já estão agendadas as seguintes:

Três Corações - 02/10
Estudantes do Técnico Subsequente em Logística e em Informática.

Poços de Caldas - 23/10
Discentes dos cursos técnicos e superiores, que não tiveram a oportunidade de colarem grau em cerimônias presenciais anteriores ou que concluíram seus estudos agora no meio deste ano.

Machado - 10/11
Procedimento em elaboração.

Muzambinho
Processo em elaboração, previsto para o final de outubro.

As unidades de Carmo de Minas e Pouso Alegre irão, em breve, divulgar seus calendários.

Já as formaturas dos concluintes do segundo semestre de 2020 ocorrerão em 2021 e o IFSULDEMINAS aguarda os desdobramentos da pandemia para organizá-las, de maneira presencial ou remota.

Texto: Ascom Inconfidentes, Passos e Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 14/09/2020