Centro Acadêmico Vital Brazil realiza I Simpósio de Educação

Publicado: Terça, 20 de Outubro de 2020, 16h29 | Última atualização em Terça, 20 de Outubro de 2020, 17h00

PHOTO 2020 10 20 09 59 51Nos dias 13, 14 e 15 de outubro foi realizado o I Simpósio de Educação do Centro Acadêmico Vital Brazil do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

O evento contou com palestras e mesas redondas direcionadas aos 117 inscritos de vários campi como Muzambinho, Inconfidentes e Poços de Caldas.

No dia 13, a palestra foi ministrada por Helena Assis, que é mestre em Sociologia e advogada em movimentos populares e educação em direitos humanos, e que tratou do tema: Plano Nacional de Educação em direitos humanos.

No dia 14 foram realizadas uma mesa redonda sobre como a crise de atenção pode desafiar a profissão do educador, com a participação de Sueli Machado e Usha Vashist; uma palestra sobre os ambientes de aprendizado dentro e fora da escola, ministrada por César Augusto; e ainda uma palestra com relatos de experiência dos ex-alunos do curso de biologia, José Nacarato e Thaís Ribeiro.

O último dia de evento contou com a palestra "Liderança e organização na sala de aula", ministrada pela coordenadora do curso de Biologia, Daniela F. Cardoso e pela vice-coordenadora do curso, Juliana C. dos Santos.

PHOTO 2020 10 20 09 59 26Segundo Albina Santos Costa, uma das integrantes da comissão organizadora do simpósio, fazer um evento sobre educação é necessário já que o curso de Licenciatura em Biologia visa "preparar um biólogo em vertentes educacionais, qualificar o mesmo em um ser completo como um todo, entre sustentabilidade, vida e educação".

Ainda segundo Albina, realizar eventos como esse é importante para" estimular pessoas a seguirem a área docente ou para que, pelo menos, vejam a educação como um caminho. Um aluno do curso de licenciatura precisa de eventos como este para estimular sua carreira e traçar a sua trajetória no meio acadêmico e na educação".

A integrante da comissão, Kemilly Martins Ramos, acredita que "a realização do I Simpósio de Educação do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho vai muito além da organização de um evento. É muito gratificante ser a primeira gestão do Centro Acadêmico Vital Brazil a realizar um evento totalmente voltado para a área de licenciatura do curso e com o primeiro simpósio, atingir um público além do nosso Campus. Além do que, os assuntos abordados em cada uma das atividades são assuntos totalmente atuais, e foram abordados de forma a exercitar a criticidade dos participantes. Falar de educação é falar sobre politica, sociedade, direitos humanos, saúde, violência e os mais variados temas, e se faz sempre necessário. Ao fim do evento, o que ficou foi o sentimento de orgulho e dever cumprido, a certeza que mesmo em períodos difíceis, a construção e busca por novos conhecimentos se faz presente. Nosso agradecimento maior vai para todos os inscritos que tornaram possível a realização desse evento".

Em meio à pandemia da COVID - 19, o evento teve que ser adaptado. Kemilly Martins Ramos também destacou que "mesmo que o evento tenha sido pensado anteriormente, algumas mudanças tiveram que ser realizadas visto o período pelo qual o mundo todo passou e ainda está passando. O evento foi transmitido de forma 100% online e gratuita, pela plataforma YouTube, no formato de lives e após sua transmissão, as palestras ficaram disponíveis para acesso no canal Portal Vital Brazil.  Vale ressaltar que tivemos ótimos resultados utilizando a plataforma, obtivemos um número alto de espectadores ao vivo, novas visualizações e também novos inscritos no canal".

A iniciativa de criar um evento totalmente voltado para a área de educação foi uma das propostas da atual gestão do Centro Acadêmico Vital Brazil, composta pelas estudantes Albina Santos Costa, Gabriela Ramalho da Silva, Kemilly Martins Ramos e Thais Henrique Pereira, e teve o apoio do corpo docente e da coordenação do curso. Segundo a atual gestão do C.A a ideia é tornar o evento fixo e anual no estatuto do centro acadêmico, então os alunos já podem se preparar para edição de 2021 do simpósio.

Thais Henrique Pereira, destaca que "durante o Simpósio, muito foi citado sobre a importância da Educação em todas as suas vertentes e trazer um evento desse porte para o IFSULDEMINAS, campus Muzambinho foi muito revigorante e especial. Contamos com as próximas gestões do CA da Biologia, bem como os outros cursos de licenciatura, para tornar esse Simpósio anual". Thais também aproveitou para "agradecer imensamente ao apoio dos professores, principalmente, ao professor Walbert por nos auxiliar com o cadastramento do Evento. Gratidão a todos os inscritos e ao CA Vital Brazil por proporcionar um evento tão importante dentro do nosso campus".

registrado em: