Carta Aberta: Um ano de Enfrentamento à COVID-19

Publicado: Quarta, 17 de Março de 2021, 08h44 | Última atualização em Quarta, 17 de Março de 2021, 10h47

À toda a comunidade escolar, familiares e pessoas atendidas pelo IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho:

Preliminarmente, registramos nosso sentimento de pesar às famílias que sofreram a perda de entes queridos vitimados pela Covid-19. Sabemos que ex-alunos e familiares de alunos, de ex-alunos e de servidores da Instituição tiveram a vida ceifada por essa pandemia. A dor do nosso semelhante também é nossa dor. Da mesma forma, expressamos nossa solidariedade a toda forma de sofrimento decorrente dessa doença. Recebam o nosso carinho e o nosso conforto neste momento tão difícil.

Há exatamente um ano, no dia 17 de março de 2020, foram suspensas as aulas presenciais do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho.

Naquela ocasião, o Brasil começava a ser afligido pela pandemia da Covid-19, e era preciso reagir em prevenção. Sabíamos pouco sobre como a doença se manifestaria em nosso país, mas, munidos das primeiras informações científicas disponíveis acerca do novo coronavírus (Sars-CoV-2) e apoiados em teorias pedagógicas de situações emergenciais, decidimos em conjunto pela suspensão das aulas presenciais e, quase que de início imediato, implementamos um sistema próprio de ensino remoto.

Nossa jornada durante as aulas remotas – com toda a carga de sacrifício e trabalho exigida de nossos servidores e alunos – certamente salvaguardou inúmeras vidas não só na nossa Instituição ou nas cidades atendidas pelo Campus Muzambinho, mas em todo o Brasil, uma vez que o caminho criado por nosso Campus influenciou outras experiências de ensino remoto postas em prática em diversas partes do país.

Nosso programa de ensino remoto emergencial viabilizou sem rupturas, desde março do ano passado, a manutenção de uma rotina escolar e a conclusão de curso de centenas de estudantes. Oportunizou também enxergarmos o horizonte da relação aluno-professor para muito além de conteúdo, percebendo a potencialidade do ensino híbrido, valorizando aspectos socioafetivos nas aulas virtuais, priorizando avaliações formativas, enfim, garantindo a inter-relação aluno-professor/escola-família.

Educar e aprender com respeito à vida. Essa foi a lição humanista que a ciência e o trabalho de nossos servidores e alunos nos ensinaram nesse ano terrível, em que todos aprendemos muito. Aprendemos que a vida é o principal bem a ser preservado. Sem ela, a vida, não há nenhum outro direito fundamental e liberdade que se justifiquem, nem o da própria educação.

Por ora, precisaremos manter por algum tempo o nosso modelo de ensino remoto emergencial. Mesmo com a esperança gerada pela vacina, ainda não há condições sanitárias que possibilitem um retorno seguro às aulas presenciais. Ao contrário, a pandemia está em sua fase mais crítica em nossa região. Devemos, portanto, direcionar toda a nossa energia para minorar os efeitos nocivos dessa doença.

Todo esse processo que vivenciamos, seguramente, deixará profundas cicatrizes pedagógicas, administrativas e de vida, mas cujo aprendizado pretendemos aplicar  em um contexto de "novo normal realmente novo". Nesse sentido, continuaremos a empregar nossos melhores esforços para fortalecer conexões e interações, mobilizando a equipe de gestão, a rede de colaboradores operacionais, os docentes, os técnicos e a comunidade discente de tal modo, que o nosso trabalho esteja em constante aprimoramento.

O Campus Muzambinho permanecerá de pé lutando energicamente na defesa pela garantia de uma formação de qualidade aos seus estudantes. Com responsabilidade social, dedicação aos estudos e produção de saberes científicos, vamos conseguir superar juntos esse desafio, que talvez seja o maior da história de nossa Instituição.

A caminhada precisa continuar... A sociedade brasileira precisa do nosso trabalho como Instituição formadora de técnicos, profissionais e, sobretudo, cidadãos verdadeiramente transformadores. Sejamos empáticos, resilientes e individualmente responsáveis, para que o efeito coletivo desejável – o da efetiva superação do drama social ocasionado pela pandemia – seja alcançado.

Há 67 anos, somos exemplo; somos a boa educação pública; representamos um caminho que devemos ter perseverança em trilhar.

Renato Aparecido de Souza

Diretor-Geral do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho