Inscrições abertas para o Programa de Bolsas Santander – Graduação 1º semestre de 2022

Publicado: Terça, 22 de Março de 2022, 11h58 | Última atualização em Terça, 22 de Março de 2022, 12h00

Estudantes de Graduação e Pós-graduação do IFSULDEMINAS podem se inscrever até o dia 17 de abril

- Edital 61/2022

O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) divulga edital destinado a todos os estudantes de Graduação e Pós-graduação do IFSULDEMINAS que queiram participar do Programa de Bolsas Santander – Graduação 1º semestre de 2022.

Bolsas

Por meio de sorteio, serão ofertadas dez bolsas no valor de R$ 300,00 com o objetivo de oferecer apoio financeiro pelo Banco Santander, durante doze meses, para auxiliar os estudantes no pagamento de custos como: material didático, alimentação, transporte e mobilidade internacional. As bolsas serão distribuídas na seguinte ordem:

> 4 (quatro) bolsas para alunos de qualquer graduação ou pós-graduação aprovados em editais de Mobilidade Internacional do IFSULDEMINAS desde que não tenha recebido auxílio financeiro integral para a realização de intercâmbio;

> 6 (seis) bolsas para alunos dos Programas de Graduação e Pós-Graduação do IFSULDEMINAS.

Caso, na data do sorteio, não tenha estudante intercambista do IFSULDEMINAS inscrito para participar da seleção, a bolsa reservada a eles será passada para ampla concorrência, ou seja, para todos os estudantes inscritos na plataforma do Santander.

Critérios para participação

Podem se candidatar alunos de Graduação e Pós-Graduação de todos os cursos do IFSULDEMINAS, regularmente matriculados no IFSULDEMINAS e cujos nomes constem no Relatório Final de Inscritos no Programa de Bolsa Santander Graduação 1º Semestre/2022, de acordo com as exigências mínimas do programa:

> Ser pessoa física habilitada à prática de todos os atos da vida civil, nos termos do artigo quinto do Código Civil (Lei n. 10.406/2002), sendo ainda residente e domiciliado em território nacional, ser brasileiro nato ou naturalizado, maior de 18 (dezoito) anos, e não ter participado de nenhum programa de mobilidade internacional promovido pelo Grupo SANTANDER;

> Estar regularmente matriculado em Curso de Graduação ou Pós-Graduação do IFSULDEMINAS durante todo o processo de seleção e também, obrigatoriamente, durante todo o período de realização do programa e do recebimento da bolsa. Estudantes do último período não poderão participar do programa;

> Não ter participado de edições anteriores do Programa de Bolsa Santander Graduação;

> O aluno contemplado poderá se beneficiar de programas de auxílio financeiro no IFSULDEMINAS ou outros órgãos de fomento, simultaneamente à sua participação no PROGRAMA;

> Não estar em situação acadêmica, “trancado” ou “cancelado”;

> Possuir perfil socioeconômico com o teto de renda familiar per capita de até três salários-mínimos por mês. O modelo de declaração será assinado pelo contemplado, caso seja sorteado.

Inscrições

As inscrições deverão ser realizadas até 17 de abril de 2022, no Programa Santander Universidades, a partir do site do programa. O aluno deverá ler e aceitar as regras, condições e regulamentos dos Programas de Bolsas, especialmente o disposto nos “Princípios Gerais dos Programas de Bolsas do Santander Universidades”, responsabilizando-se civil e criminalmente pela veracidade dos dados fornecidos, declarando que preenche(m) todos os requisitos.

Sorteio dos candidatos

O sorteio dos alunos inscritos e a indicação de seus nomes ao Banco Santander caberá a Coordenadoria-Geral de Relações Internacionais do IFSULDEMINAS com o apoio do Pesquisador Institucional. O procedimento para o sorteio será realizado na Reitoria, no dia previsto no cronograma, a partir da utilização de um programa online de sorteio, com todos os candidatos inscritos, a partir das informações repassadas pela plataforma Santander.

Os alunos contemplados serão avisados por e-mail e por meio de publicação no site institucional. O sorteio será ao vivo, realizado pelo canal do youtube da Coordenadoria Geral de Relações Internacionais (CGRI) Canal Mobilidade Acadêmica (Reitoria). A confirmação de interesse do aluno pela vaga dar-se-á pelo envio do Termo de Indicação Santander Universidades à Coordenação-Geral Relações Internacionais do IFSULDEMINAS até 02 de maio de 2022, o que caracterizará a imediata indicação à vaga.

Evento Período
Período de Inscrição no site do Santander Até 17 de abril de 2022
Sorteio (Canal Youtube) 28/04/2022
Divulgação portal IFSULDEMINAS a partir 29/04/2022