O Campus Muzambinho pela perspectiva de Benedito Leite Ribeiro Neto

Publicado: Terça, 06 de Junho de 2023, 13h47 | Última atualização em Terça, 25 de Julho de 2023, 10h30

Benedito 4Na década de 80, Benedito Leite Ribeiro Neto e seu pai vieram conhecer a Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho. Na ocasião, Benedito decidiu que queria estudar na Instituição, fez o Processo Seletivo e foi aprovado para cursar o Técnico Agrícola.

Na época em que estudou na Escola Agrotécnica, de 1981 a 1983, Benedito tinha baixa visão, mas conseguiu realizar a prova. Ele conta que participou do Processo Seletivo fora da sala de aula, por conta da claridade. Ele relata que pôde ler as questões, escrever as respostas e fez a mesma prova que todos os outros candidatos, ele acredita que passou em 28º lugar. No período em que Benedito estudou tinham outros dois alunos que também tinham necessidades específicas.

Benedito é o estudante que a professora Maria dos Reis Carmo comentou que marcou a sua trajetória profissional. Ela era a Orientadora Educacional da época e conseguiu, com a ajuda de um colega de turma de Benedito, criar uma estratégia para que ele pudesse acompanhar os conteúdos ministrados pelos professores.

Benedito conta que seu colega, Adilson Rosa Aparecido, colocava o carbono e a folha de papel sulfite entre as páginas de seu caderno. As anotações eram entregues a ele, que repassava o material estudado com os colegas de turma durante a semana e, aos fins de semana, quando voltava para casa, contava com o apoio de sua mãe para auxiliá-lo no processo de aprendizagem do conteúdo.

O Curso de técnico Agrícola desenvolvia atividades práticas e Benedito acompanhava todas as aulas, inclusive as que eram realizadas em campo. Ele explica que acompanhou 100% do curso, mas não fazia muitos serviços braçais, apenas observava junto de sua turma tudo que era ministrado pelos docentes. De acordo com Benedito, as atividades laborais que exigiam um esforço maior eram evitadas, pois ele poderia ter um descolamento de retina.

O egresso conta orgulhoso que foi presidente da Comunidade Cristã do Colégio Agrícola de Muzambinho. Benedito explica que coordenava reuniões semanais com os estudantes da Instituição que participavam da Comunidade, um número em torno de 30 a 40 alunos. Durante o passeio pelo Campus Muzambinho, Benedito recordou que gostava de ficar próximo do espaço onde é a atual CGAE - Coordenadoria Geral de Assistência ao Educando - com o seu radinho, ouvindo a oração da Ave Maria ao pôr do sol - recordou saudoso.

Após formado, Benedito atuou nas propriedades da família, lidando com café, gado leiteiro, produção de minhocas e húmus. Inclusive, Benedito trouxe as técnicas da produção de minhocas para o Campus.

Durante a entrevista com Benedito, ele tomou conhecimento sobre o NAPNE - Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas e que o Campus Muzambinho segue criando estratégias para que todos possam participar com a máxima igualdade no processo de ensino e aprendizagem da Instituição. Ele ficou satisfeito em saber dos recursos voltados aos estudantes com necessidades específicas e frisou que sempre foi acolhido pela Instituição e não sofreu nenhum tipo de preconceito.

Benedito, que percorreu vários lugares pelo Campus Muzambinho, inclusive visitando a árvore que por ele foi plantada na ocasião de sua formatura, a cada sinal da sirene da escola, ele ficava feliz em ouvir o som e recordar as lembranças vividas aqui. Ele explica que, durante o período em que estudou na Instituição, criou laços familiares com todos, que a amizade entre todos perdura até os dias atuais, que ele se encontra com os amigos que fez aqui e que estão em constante contato.

Benedito formou-se em Direito e foi aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB. Atualmente faz parte da Diretoria da Associação de Apoio ao Deficiente de Guaxupé, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Conselho Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

No ano de 2018, Benedito teve o descolamento total da retina e perdeu 100% da visão, no entanto, ele decidiu que não iria abandonar seus projetos e manteve sua rotina ativa, hoje, ele pratica corrida e musculação.
Sobre o aniversário de 70 anos do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, Benedito já está com sua inscrição pronta e espera reencontrar com os amigos. Ele avalia com entusiasmo o progresso do Campus e o número expressivo de estudantes de diversas partes do Brasil.

Texto e fotos: ASCOM - Campus Muzambinho

registrado em: