Atletas do Campus são convocados para Seleção Brasileira de base de Canoagem

Publicado: Quinta, 30 de Janeiro de 2020, 12h42 | Última atualização em Segunda, 25 de Janeiro de 2021, 09h23

DSC 0129

A partir de sexta-feira, dia 31 de janeiro, dois atletas do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho começarão seus treinamentos juntos a Equipe Nacional Permanente – ENP de Canoagem Velocidade.

Os alunos do projeto de canoagem do Campus Muzambinho, Maria Laura Gonçalves e Gabriel Lima Martins, foram convocados pela Confederação Brasileira de Canoagem – CBCa para os treinos da seleção de base que serão realizados em Capitólio – MG e que visam preparar os atletas dos próximos dois ciclos olímpicos 2024 e 2028.

A preparação será realizada em uma infraestrutura que conta com barcos, academia de musculação, hangar para guardar os equipamentos, local para estudos próximo, local de moradia e alimentação e atenderá quatro atletas da equipe feminina principal e nove canoístas da base.

O convite para seleção

Segundo a atleta Maria Laura Gonçalves, esse convite foi uma grande passo em sua carreira. Seus esforços no esporte já se desenvolvem há seis anos e a convocação para a equipe foi uma grande oportunidade. Maria Laura foi convocada devido aos seus resultados nos últimos anos e em competições como o Campeonato Sul-americano de Canoagem, realizado em Santiago no Chile, no qual conquistou a 4ª colocação na categoria C1 400m.

Levada para o esporte pela prima, então coordenadora do projeto de Canoagem Carolina Mara, Maria Laura conta que passou por momentos nos quais pensou em desistir, mas que sabia que se dedicasse ao esporte poderia ter grandes conquistas. A atleta aproveitou para agradecer aos seus técnicos Carolina Mara e Thales Bianchi que, segundo ela, lutaram para que os participantes do projeto fossem convocados para uma vaga na seleção desde o início da canoagem no Campus.

Já o atleta Gabriel Lima Martins começou na canoagem por incentivo dos amigos, e aos poucos foi ganhando destaque em competições. Gabriel conquistou vitórias como o 1º lugar na prova de 1000 metros da Copa Brasil.

O atleta ressaltou que está se preparando para os novos desafios que estão por vir e pretende se dedicar cada vez mais. Gabriel lembrou ainda dos colegas que desistiram do esporte e perderam grandes oportunidades de destaque. Ressaltou também que o esporte é um caminho que exige disciplina e que é uma ótima forma para que os jovens evitem caminhos errados e se dediquem a algo que realmente vai lhes trazer conquistas na vida.

A coordenadora do projeto de canoagem do Campus, Carolina Mara Batista, confirmou com essa convocação, as suas expectativas de que um dos alunos seria chamado para seleção. Segundo ela, a dedicação e os resultados que os alunos demonstraram durante os treinos já sinalizavam uma possível convocação.

Carolina lembrou de todos os desafios que a equipe já viveu para chegar até aqui e ressaltou que o apoio do Campus Muzambinho com a oferta do espaço da lagoa, da sala do projeto, dos equipamentos do esporte, além da disponibilidade da academia para treinos dos atletas, foi imperativo para que o projeto de canoagem fosse desenvolvido.

A coordenadora lembrou que, como o projeto de canoagem oferece outras atividades correlacionadas ao esporte, muitos alunos começam suas aulas com o objetivo de apenas aprender a nadar. E aos poucos ganham amor pelo esporte de canoagem e começam a apresentar resultados positivos como as últimas vitórias da equipe na Copa Brasil, na qual conquistaram o 5º lugar entre mais de 40 equipes, e no Campeonato Brasileiro, no qual ficaram na 15ª posição.

Criação da ACAM

Para suprir as demais necessidades do projeto e contribuir com o financiamento da ida da equipe aos diversos campeonatos, foi criada a ACAM – Associação de Canoagem Muzambinho. A Associação trabalha com a organização de eventos, criação de materiais e busca patrocínios que financiem despesas dos atletas como transporte, inscrições, alimentação e etc.

Todos interessados em contribuir com a ACAM, poderão entrar em contato com a coordenadora do projeto Carolina Mara para mais informações pelos contatos:
(35) 99172-5189 ou carolinambatista@gmail.com

Segundo os atletas, os percalços que viveram serviram para fortalecê-los e prepará-los para os próximos desafios, já que para se tornar um atleta de alto rendimento é necessário muito foco e disciplina. Tanto Maria Laura, quanto Gabriel, disseram que pretendem se dedicar aos treinos e que se inspiram no atleta Isaquias Queiroz.

Isaquias Queiroz ganhou três medalhas nos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro (Prata na Canoa Individual (C1) 1.000m, Bronze na Canoa Individual (C1) 200m e Prata na Canoa de Dupla (C2) 1.000m, com Erlon de Sousa Silva). Ele fez uso da estrutura de canoagem do Campus Muzambinho durante seus treinos para as Olimpíadas, tornando-se um modelo para os alunos do projeto.

As colocações dos atletas, em diferentes campeonatos nacionais e internacionais, podem ser obtidas no site da CBCa por meio dos links:

Maria Laura: http://www.canoagem.org.br/evento/atleta/paginas_id//eventos_id/1158/atletas_id/10494

Gabriel Lima: http://www.canoagem.org.br/evento/atleta/paginas_id//eventos_id/1491/atletas_id/10859

registrado em: