Pedagogia - Projeto Semente da Verdade

Publicado: Quinta, 18 de Junho de 2020, 11h04 | Última atualização em Quinta, 18 de Junho de 2020, 13h40

O Projeto Semente da Verdade é uma atividade que foi desenvolvida na disciplina de Prática como Componente Curricular do curso de Licenciatura em Pedagogia do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. A prática foi aplicada para duas turmas do 1º ano do Ensino Fundamental, totalizando o alcance de aproximadamente 30 crianças. A ação foi elaborada com base no conto folclórico oriental: “A Semente da Verdade”, recontado por Patrícia Engel Secco.

29Ao longo de um mês, Karina Carvalho, estudante do curso de Pedagogia EaD do campus, com o apoio das professoras regentes das turmas do 1º ano, trabalhou atividades envolvendo a transversalidade e a interdisciplinaridade. As crianças tiveram contato com assuntos ligados ao meio ambiente, reciclagem, cidadania, respeito ao próximo, valores morais e ainda trabalharam mutuamente com as disciplinas de ciências, matemática, artes e português.

Durante o projeto, as crianças trabalharam com questões relacionadas à ética, honestidade, igualdade, democracia, carinho e cuidado com o próximo. Também estudaram as partes de uma planta, como plantar e assuntos relacionados à reciclagem, o Jardim Semente da Verdade foi confeccionado com material reciclável. Em uma ação democrática, utilizando a matemática, as crianças participaram de um processo de votação para a escolha de um novo título, para a história “A Semente da Verdade”. Além da leitura da história, as crianças tiveram que escrever o novo título, assim, trabalhando com a disciplina de Português.

Os alunos ilustraram o livro (disciplina de artes) e realizaram uma exposição, com todas as etapas do projeto para os seus familiares e para os alunos da Educação Infantil. “A ideia era justamente proporcionar uma atividade que levasse a criança a usar a imaginação, ao tentar retratar o conteúdo da história em imagens, as crianças tiveram a oportunidade de criar um vínculo com o que estavam lendo, de tal maneira que retrataram a moral da história. Elas usaram a imaginação e se viram dentro da história.” - explica a estudante.

A abordagem inicial do projeto falava sobre as partes das plantas, já a segunda, contação de história, teve enfoque na honestidade e ética para atuar na postura das crianças no convívio social. Contudo, a disciplina de Ciências volta ao processo com a reciclagem e plantio. O litro de garrafa pet torna-se um vaso e os alunos se transformam em jardineiros para plantarem as sementes da verdade. Ao propor a atividade, a escola torna-se o local propício para dar início às discussões relacionadas ao meio ambiente. Pois, a escola atua de forma efetiva no processo de formação social, cultural, humana e ética da sociedade.

21As próprias crianças misturaram a terra, areia e composto orgânico, colocaram a mistura nos vasos e fizeram o plantio das sementes. Esta parte foi realizada em duplas, um criança auxiliando o trabalho da outra. Durante o plantio, cada criança usou um avental com o seu nome escrito junto com o nome Thai. Todas as crianças haviam se tornado jardineiros da verdade, assim como o Thai, personagem principal da história.

Escola e família trabalharam juntas, com o objetivo de proporcionar uma amplitude no desenvolvimento das crianças. Assim, criando um vínculo familiar na elaboração da atividade. “O projeto teve uma excelente aceitação, pois visa a compreensão e estimula as boas práticas no ambiente escolar. O projeto agregou muito conhecimento e permitiu a reflexão da empatia aos nossos alunos.” - contou Tiago Gonçalves, assessor pedagógico da escola em que o projeto foi realizado.

Um dos pedidos, era para que as crianças e suas famílias trabalhassem juntas e pensassem em um novo nome para o livro. Cada criança teve a liberdade de votar no título que mais gostou. Assim, trabalhando a contagem dos votos e também a importância da democracia.

O encerramento do Projeto “A Semente da Verdade” ocorreu com uma apresentação dos alunos do 1º ano aos familiares e também aos alunos da Educação Infantil. Atualmente, o Projeto Semente da Verdade está inscrito entre os projetos de extensão do Campus Muzambinho e o objetivo é realizar a prática nas escolas municipais, assim que as atividades presenciais forem restabelecidas.

Texto: Ascom
Fotos: Karina Carvalho