Curso de Educação Física discute a influência da mídia

Publicado: Quarta, 16 de Outubro de 2019, 07h22 | Última atualização em Quarta, 16 de Outubro de 2019, 07h54

No mês de setembro, o curso de Educação Física – licenciatura, do Campus Muzambinho, realizou na Biblioteca do CECAES o evento “Mídia: A fábrica de moldar corpos”, para um público estimado em 90 pessoas. Os acadêmicos promoveram a ação com o intuito de discutir a influência da mídia sobre o estilo de vida das pessoas, destacando a obsessão em conseguir o “corpo perfeito” imposto pela mídia e os possíveis problemas de saúde.

O evento contou com quatro palestrantes: Salete de Cássia Pereira de Carvalho, Tifany Luiz de Oliveira, Guilherme Oliveira de Paula e Maria Eduarda da Silva de Freitas. O tema abordado se deu em razão das constantes publicações midiáticas que influenciam a população em criar hábitos que busquem um “corpo perfeito”, gerando alterações no cuidado estético, alimentar e graves problemas na saúde corporal.

Estudos indicam que não há uma preocupação, por parte das pessoas, em buscar informações com profissionais da área para conseguirem um “corpo perfeito”. Por iniciativa própria ou estimuladas por digital influencers, as pessoas modificam seus hábitos alimentares, realizam treinos aeróbicos intensos, consomem produtos para estética corporal ou suplementos alimentares. De acordo com a professora Fábia Evangelista Gomes Santos “os palestrantes focaram nos transtornos psicológicos e alimentares que essa influência negativa pode causar. Discutiram doenças como a bulimia, vigorexia, ortorexia, anorexia, obesidade, entre outras.”.

O aluno Luan Henrique Clemente Ferraz, do 6o período do curso de Educação Física, comentou que os palestrantes apresentaram a influência da mídia quanto ao padrão de beleza imposto. “Éinteressante que essa informação chegue até a população para que todos tenham um pensamento mais crítico sobre o assunto, e também que passem a pesquisar mais sobre determinadas escolhas, já que existem muitas fontes de informações confiáveis.”.

Texto e Fotos: ASCOM - Campus Muzambinho
Informações: Profª Fábia Evangelista Gomes