Curso Técnico em Edificações participa de mentoria sobre metodologia Canvas

Publicado: Quarta, 20 de Novembro de 2019, 07h45 | Última atualização em Quarta, 20 de Novembro de 2019, 07h49

No final do mês de outubro, os alunos do curso Técnico em Edificações participaram de uma mentoria sobre a metodologia Canvas, realizada pela professora Cristina Lúcia Janini Lopes. A ação foi desenvolvida na sala de reuniões do Prédio Administrativo do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, e teve como objetivo simular um ambiente corporativo.

A iniciativa surgiu como proposta pedagógica da disciplina Técnicas Profissionais (Ética, Empreendedorismo e Cidadania), ministrada pela professora Daniela Ferreira Cardoso para os alunos que cursam o módulo 1 do curso Técnico em Edificações. “A disciplina tem procurado simular práticas profissionais mais próximas da realidade das empresas, procurando proporcionar aos alunos experiências mais reais e que contribuam para a formação humana. Assim surgiu a ideia de realizar uma ‘aula’ no formato de ‘mentoria empresarial’.” explica a professora Daniela.

Desde o início do semestre, os alunos foram desafiados pela professora Daniela a criar uma empresa ficcional, e dessa forma nasceu a empresa Alpha Ethímora Construções. A partir da criação desta empresa estão estudando conceitos e conteúdos relacionados com ética, moral, empreendedorismo, inovação e prática cidadã (responsabilidade social). Além da interdisciplinaridade, os alunos têm como meta para a empresa o desenvolvimento de dois desenhos de planta baixa, os quais servirão para ampliação de dois prédios preexistentes no Campus Muzambinho.

De acordo com o aluno André Luís Ricciardi Antonelli, cerca de 90% dos seus colegas de turma tiveram contato, pela primeira vez, com uma profissional com amplo conhecimento na área comercial, tal como a professora Cristina Lúcia Janini Lopes. “Ter acesso a uma pessoa com este campo de visão, conhecimento e expertise é muito importante.” contou André.

Canvas é uma metodologia que possibilita descrever e pensar sobre o modelo de negócios da organização do empreendedor, de seus concorrentes ou qualquer outra empresa. O Canvas usa 9 quadros que permite analisar visualmente o modelo de negócios que está sendo criado, remodelado e adaptado para representar situações ou ideias.

Foi pensando nessa metodologia que a mentoria feita com os alunos do curso técnico em edificações foi aplicada. Assim, as duas equipes puderam visualizar o seu negócio e colocá-lo num formato de modelo de negócio. Identificando os pontos a serem melhorados ou até substituindo ideias. O objetivo foi provocar o pensamento crítico e a tomada de decisão em equipe.

Informações e fotos cedidas pela Professora Daniela Ferreira Cardoso

registrado em: