Campus Muzambinho conquista 1º lugar no Hackathon AgroUp Café

Publicado: Quinta, 28 de Novembro de 2019, 16h43 | Última atualização em Segunda, 25 de Janeiro de 2021, 09h19

DSC 1297 1Os alunos do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho – ganharam o 1º Hackathon AgroUp Café. O evento foi realizado entre os dias 20 e 22 de novembro, durante a Semana Internacional do Café, no Expominas, em Belo Horizonte. O Campus também conquistou a terceira colocação e uma menção honrosa. Uma comitiva composta por 34 acadêmicos dos cursos Técnico Integrado em Agropecuária, Técnico Integrado em Informática, Tecnologia em Cafeicultura, Ciência da Computação e Engenharia Agronômica foram acompanhados pelo professor Leonardo dos Santos Maria.

A equipe GigaCoffee, composta por alunos do Campus Muzambinho, foi premiada com a quantia de R$5 mil e terão um ano de mentoria para dar sequência ao aplicativo desenvolvido. A maratona é promovida pelo Sistema FAEMG (Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais), com duração de 48 horas ininterruptas, Luis Felipe Penha Alves, estudante de Engenharia Agronômica, participou pela primeira vez de um hackathon e considera ter sido uma experiência incrível, pois teve a oportunidade de lidar com um problema, verificar se realmente é um problema para sociedade e partir para buscar uma resolução. “A nossa ideia foi de facilitar a coleta de informações pelo produtor, para que ele não precise utilizar um computador para alimentar uma planilha ou fazer anotações. E nós criamos um aplicativo que interage com o produtor somente através de áudio, o único trabalho do produtor é enviar um áudio informando o que ele gastou ao longo do dia e através deste sistema. Acredito que faremos com que o produtor se disponibilize a utilizar a ferramenta.”

A CoffeeLeague, composta por cinco estudantes, recebeu menção honrosa na 1ª Hackathon AgroUp Café. Renan Barros da Silva, integrante da equipe e aluno do curso técnico integrado em Agropecuária, foi o responsável por explicar o projeto “trata-se da implementação de um sensor na secadora automática monitorado pelo aplicativo que o produtor terá no celular e o produtor poderia monitorar a temperatura e umidade de onde ele estivesse.”

Leonardo dos Santos Maria, professor do Campus Muzambinho, além de acompanhar a comitiva também atuou como mentor das equipes participantes do evento, dando suporte para todos os envolvidos. “Os alunos saíram com gostinho de quero mais, pensando em montar uma equipe para organizar um hackathon na instituição. Eles ficaram imersos e tinham que pensar o tempo todo em uma solução para os problemas.” explicou o professor.

Confira os alunos que fizeram parte da Comitiva do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho:

CoffeeLeague

Luana de Melo Pereira
Samuel Lucas Santos Gomes

Texto: Ascom
Fotos cedidas pelo professor Leonardo dos Santos Maria.

registrado em: