Conferência virtual sobre o ensino de Português para estrangeiros

Publicado: Quarta, 13 de Maio de 2020, 11h29 | Última atualização em Terça, 13 de Abril de 2021, 15h40

Na noite de 11 de maio, os membros do Centro de Línguas (CeLin) do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, sob coordenação da professora Josiane Pereira Fonseca Chináglia, participaram de uma videoconferência com a pesquisadora Giovana Nicolini Milozo, aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da UFSCar – Campus São Carlos, intitulada “Conferência virtual sobre o ensino de Português para estrangeiros” e organizada pelo professor Daniel William Ferreira de Camargo.

Na ocasião, a convidada partilhou de sua vasta experiência no ensino de Língua Portuguesa para estrangeiros e na aplicação do Celpe-Bras, exame brasileiro para certificar proficiência em Português como Língua Estrangeira (PLE).
A iniciativa tem como objetivo contribuir para fortalecer as aulas de língua materna que, todos os anos, nosso câmpus oferece a intercambistas, sobretudo falantes de espanhol, como elemento promotor de efetiva integração.

Captura de Tela 5De acordo com a pesquisadora, “o aprendizado de uma língua estrangeira é um grande desafio, porque trata não apenas de língua mas também de cultura. Com a inserção de aspectos culturais da língua-alvo, o processo ganha outro significado, tornando-se muito mais efetivo”.

Texto e foto cedidos:  Professor Daniel Willian

registrado em:
Assunto(s):