Lançamento do livro “Surto e epidemia: discursos de autoridades na mídia brasileira”

Publicado: Terça, 08 de Novembro de 2022, 07h22 | Última atualização em Terça, 29 de Novembro de 2022, 16h03

A biblioteca do campus, Monteiro Lobato, realizará dia 6 de dezembro um bate-papo com nosso professor Carlos Noccioli, autor do livro “Surto e epidemia: discursos de autoridades na mídia brasileira”.

O evento acontecerá entre 10h e 14h, com apresentação da obra à comunidade e performances musicais. O professor estará disponível para conversar durante todo o tempo, promovendo, em especial, falas mais pontuais em dois momentos específicos, às 10h e às 13h.

O trabalho de pesquisa que virou livro é resultado de uma elaborada análise sobre divulgação científica no jornalismo da web. O professor fala sobre a importância da popularização da ciência. “A divulgação científica é uma necessidade das culturas democráticas. Quando nos referimos à reformulação do discurso científico para o discurso do público geral, há uma questão central da discussão trazida pelo livro: como o discurso sobre ciência é apropriado pelo público dos portais pela internet?”, questiona o professor.

O encontro é uma espécie de lançamento do livro em nosso campus e será celebrado com muita música, marcada pela a presença dos professores Márcio Camargo e Renato Mazzeu nos violões.

Clarissa Benassi, bibliotecária do campus, destaca a relevância desse tipo de evento para a divulgação tanto da extensa pesquisa realizada por um de nossos docentes, quanto da importância que esta obra trará aos seus leitores. “Além disso, o encontro é uma oportunidade de reunir toda a comunidade acadêmica em um momento de descontração, evidenciando, desta forma, a função educativa e cultural de nossa biblioteca”, completa.

07.17.04 1Professor do Campus publica livro motivado por sua tese de doutorado

A popularização da pesquisa científica é um dos objetivos do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, e a proposta é endossada pelo corpo docente, como é o caso do professor Carlos Alexandre Molina Noccioli. O Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, linha de pesquisa: Tecnologias, Corpo e Cultura, acaba de lançar seu livro: “Surto e Epidemia - Discursos de autoridades na mídia brasileira''. O lançamento aconteceu no dia 29 de outubro de 2022.

Ao longo de quatro anos, tempo em que esteve afastado para doutoramento incentivado pelo IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, o docente se dedicou a pesquisar as publicações de veículos de comunicação on-line que abordaram a temática surto/epidemia na mídia brasileira. Atualmente, o professor Carlos é pós-doutorando em Ciência da Informação e Comunicação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). 07.17.04

O resultado deste trabalho deu origem a um livro que traz uma profunda análise acerca do tratamento linguístico-discursivo de informações a respeito da relação entre o vírus da Zika e a microcefalia, pautada no jornalismo da web desde o segundo semestre de 2015; na ocasião, pela primeira vez, se expôs a possibilidade de gestantes infectadas por este vírus gerarem crianças com a malformação. “Com esse intuito de pesquisa, verifiquei como o processo de recontextualização do discurso sobre ciência ocorreu na mídia on-line brasileira, especialmente quando reportado por meio de argumentos de autoridades – procedente de variados âmbitos: científico, político, jurídico…”, - relata o docente.

O professor destaca que a divulgação científica é uma necessidade, e é por isso que ele tem atuado para que o público leigo possa se apropriar dos assuntos trabalhados pela comunidade científica. “Quando nos referimos à reformulação do discurso científico para o discurso geral, ou seja, à transposição do discurso da esfera técnica para a esfera do público leigo, emerge uma questão central da discussão trazida pelo livro: como o discurso sobre ciência é apropriado pelo público dos portais pela internet?”

De acordo com o professor Carlos Molina, exemplares do livro “Surto e Epidemia - Discursos de autoridades na mídia brasileira'' serão eventualmente doados para o acervo das bibliotecas do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. “Seria uma doação do meu acervo. Nada mais justo que isso! É uma retribuição ao IF [IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho], e o livro tem que circular. Foi escrito para isso: para ser lido.”.

Texto: ASCOM
Fotos: ASCOM e cedidas pelo professor Carlos Alexandre Molina Noccioli