Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Como Ingressar
Início do conteúdo da página

Como ingressar

Publicado: Terça, 07 de Agosto de 2018, 15h28 | Última atualização em Quarta, 10 de Julho de 2019, 21h35

Para ingressar em um dos cursos do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, os interessados podem escolher os cursos presenciais, semipresenciais e a distância.

As principais opções são:
- Qualificação profissional;
- Capacitação profissional;
- Técnico integrado ao ensino médio;
- Técnico subsequente;
- Especialização técnica;
- Superior;
- Pós-graduação.

Para quem deseja estudar no Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) a partir de 2020, a instituição produziu um vídeo com explicações sobre as mudanças na forma de ingressar nos cursos técnicos e superiores. Confira abaixo o vídeo.

Cursos Superiores

Sobre a nova forma de ingresso nos cursos superiores, agora exclusivamente usando a nota do Enem, o pró-reitor de Ensino, Giovane José da Silva, explicou que a mudança veio para facilitar o processo. "O candidato ao Ensino Superior que não more nas cidades onde há campus do IFSULDEMINAS não precisará mais se deslocar de uma cidade para outra para realizar a prova do vestibular do Instituto. Agora, ele fará apenas a prova do Enem, que é aplicada no domicílio do candidato, fazendo com que ele não tenha o desgaste de deslocamento, o risco de pegar trânsito e chegar atrasado, errar o local da prova por não conhecer o município, entre outros fatores".

O pró-reitor acrescentou outras novidades no processo seletivo do IFSULDEMINAS para o estudante que for disputar uma vaga no Ensino Superior já a partir do ano que vem. "Ele poderá escolher duas opções de curso, não necessariamente no mesmo campus do Instituto, e ainda usar a nota mais alta que conquistou nas últimas edições do Enem (2017, 2018 e 2019). Além de tudo isso, não haverá nota de corte no processo seletivo, entretanto, os estudantes não poderão zerar a prova de redação do Enem", esclareceu Giovane.

Cursos Técnicos

Também houve alteração na forma de ingresso nos cursos técnicos do IFSULDEMINAS. A seleção ainda será feita por meio de provas, porém, os estudantes que desejarem realizar um curso técnico integrado ao Ensino Médio irão resolver questões de múltipla escolha de Português, Matemática, Geografia, História e Ciências e não haverá mais prova de redação. Já para a modalidade subsequente (para quem já concluiu o Ensino Médio), a prova contemplará questões de Português e Matemática, também sem redação.

Editais

O ingresso nos cursos do IFSULDEMINAS é regido por editais. Fique atento à divulgação deles no portal.ifsuldeminas,edu.br. A previsão de lançamento dos editais para ingresso nos cursos técnicos e superiores, em 2020, é a partir de setembro deste ano.

Cursos a Distância

O ingresso para os cursos na modalidade a distância ocorre por meio de edital disponibilizado na página do Campus.

Cursos de Pós-graduação

As vagas para os cursos de pós-gradução são ofertadas por meio do edital, publicado no site da Instituição. Já o ingresso para os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) é realizado durante o ano corrente, mediante processo seletivo específico por edital.

registrado em:
Fim do conteúdo da página