Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Enade 2019 - Concluintes dos cursos de Eng. Agronômica, Med. Veterinária e Educação Física: Fiquem atentos!
Início do conteúdo da página

Enade 2019 - Concluintes dos cursos de Eng. Agronômica, Med. Veterinária e Educação Física: Fiquem atentos!

Publicado: Terça, 29 de Outubro de 2019, 12h27 | Última atualização em Terça, 29 de Outubro de 2019, 12h46

Enade 2019

Se você é estudante de graduação do IFSULDEMINAS Campus Muzambinho e está concluindo o curso de Engenharia Agronômica, Bacharelado em Educação Física e Medicina Veterinária fique atento! Você vai participar do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2019, uma etapa muito importante para a sua formação.

O QUE SE ENTENDE POR CONCLUINTES?

Estudantes concluintes dos cursos de bacharelado: aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2020 ou que tenham cumprido oitenta por cento ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o último dia do período de retificação das inscrições do Enade 2019.

VOCÊ SABE O QUE É O ENADE?

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) tem como objetivo avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico da profissão escolhida, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

O ENADE É OBRIGATÓRIO?

Sim! Conforme disposição do art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o Enade constitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação. A situação de irregularidade do estudante junto ao Enade irá ocorrer quando o estudante:

• não comparecer ao Exame, e não obter dispensa oficial conforme referência normativa;
• não preencher o Questionário do Estudante;
• tiver o registro de participação indevida na prova.

A participação do estudante habilitado ao Enade é condição indispensável ao seu registro da regularidade no histórico escolar, assim como à expedição do diploma pela Instituição de Educação Superior (IES). Em 2019, somente os estudantes concluintes participarão da prova a ser aplicada em 24 de novembro de 2019.

QUANDO SERÁ REALIZADO O ENADE 2019?

O Enade em 2019 será aplicado no dia 24 de novembro de 2019, com início às 13h30 (horário de Brasília), e será encerrado às 17h30, com duração total de quatro horas. A abertura dos portões será às 12h e seu fechamento às 13h. Não será permitida a entrada no local da prova após esse horário. Os estudantes que participarão da prova deverão apresentar-se no local definido pelo Inep, para localizar a sala, assinar a lista de presença e cumprir outros requisitos, munidos de documento oficial de identificação (com fotografia), e caneta esferográfica de tinta preta, feita em material transparente, para responder tanto as questões objetivas quanto as discursivas. A participação no Enade 2019 será atestada a partir da assinatura do estudante na lista de presença de sala e no cartão de respostas das questões objetivas da prova.

O QUE O ENADE AVALIA?

O Enade avalia principalmente: 1) a aprendizagem do conteúdo previsto pelas diretrizes nacionais do curso; 2) o desenvolvimento de competências e habilidades gerais e profissionais; e 3) a atualização dos estudantes concluintes em relação à realidade brasileira e mundial.

Isso ocorre por meio de alguns instrumentos:

Cadastro de informações pessoais – Os concluintes já inscritos pelo coordenador de curso no sistema do Enade devem preencher o cadastro com informações de contato, até 21 de novembro. Para realizá-lo, o estudante precisa entrar no Sistema Enade, criar um login e uma senha.

Questionário do Estudante – o questionário vai colher informações sobre o perfil socioeconômico e a opinião sobre o processo formativo. É uma etapa obrigatória e precisa ser realizada de 2 de setembro a 21 de novembro de 2019, online, no site enade.inep.gov.br.

Prova presencial – também obrigatória, ocorrerá na tarde do dia 24 de novembro de 2019, um domingo. É composta por 40 questões, de múltipla escolha e discursivas. São 10 perguntas de formação geral e 30 de conteúdo específico da área de formação. O seu desempenho e o dos colegas nesta prova que influencia o conceito do seu curso e pode valorizar o seu diploma.

Questionário sobre a sua percepção em relação à prova – vai avaliar o grau de dificuldade, se o tempo foi suficiente, se os enunciados foram claros, entre outras questões.

DICAS PARA IR BEM NO ENADE
• Leia jornais de diferentes estados e dos principais países.
• Faça provas do Enade de anos anteriores.
• Revise o conteúdo do seu curso.
• E na hora da prova presencial: faça atentamente as questões.

O QUE MAIS PRECISO SABER?

A sua inscrição é feita pelo IFSULDEMINAS. Se você tem alguma dúvida, pode conversar com a coordenação do seu curso.
O aluno convocado para o Enade que não participar da prova não poderá se formar até regularizar a situação.
O seu desempenho no Enade influencia o conceito que é dado pelo MEC ao seu curso e ao IFSULDEMINAS. Formar-se em um curso com um bom conceito representa valorização profissional.

QUER SABER MAIS?
Acesse http://portal.inep.gov.br/educacao-superior/enade/perguntas-frequentes

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página