Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS > IFSULDEMINAS é uma das cinco instituições mais sustentáveis do Brasil
Início do conteúdo da página
UI GreenMetric 2019

IFSULDEMINAS é uma das cinco instituições mais sustentáveis do Brasil

Publicado: Terça, 03 de Dezembro de 2019, 16h13 | Última atualização em Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 07h24

Ranking internacional avaliou 780 instituições em todo o mundo

2019 12 03Pelo quarto ano consecutivo, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) aparece em destaque no UI GreenMetric World University Ranking, que sinaliza os esforços em sustentabilidade e gestão ambiental das instituições de ensino superior em todo o mundo. Nesta terça-feira, dia 3 de dezembro, os números desta edição foram divulgados e, entre as instituições públicas brasileiras participantes, o IFSULDEMINAS aparece em 5º lugar; ao incluir na classificação as instituições privadas nacionais, o Instituto passa a ocupar a 8ª posição. Além disso, o  IFSULDEMINAS saltou 47 posições da última avaliação (tabela), concorrendo com mais instituições  (eram 719 e agora 780). Confira aqui o ranking 2019 completo e, a seguir, a evolução do IFSULDEMINAS na lista internacional, desde que aderiu ao sistema: 

Ano  Posição do IFSULDEMINAS no mundo Posição do IFSULDEMINAS  no Brasil
Nº de instituições brasileiras
participantes
Nº total de instituições participantes
2019   235 28 780
2018   282 6 23 719
2017   325 7 16   619
2016  217 5 14 516

Entenda a avaliação do UI GreenMetric

Criado em 2010, na Universidade da Indonésia, a avaliação é organizada sob seis categorias principais: estrutura dos campi e áreas verdes; consumo de energia; gestão de resíduos; uso e tratamento de água; políticas sobre transportes e atividades acadêmicas relacionadas ao meio ambiente; contemplando, no total, 39 indicadores.

A edição 2019 contou com a participação de 780 instituições, 61 a mais do que em 2018. Apenas 28 instituições brasileiras foram representadas no ranking, embora esta tenha sido a maior participação nacional. No topo da lista das universidades mais sustentáveis do Brasil, estão a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de Lavras (UFLA), respectivamente com 8.225 e 7.975 pontos.

IFSULDEMINAS no ranking

O IFSULDEMINAS alcançou 5.875 pontos no UI GreenMetric deste ano e um dos principais responsáveis pelo reconhecimento do Instituto na lista foi seu desempenho na gestão de recursos renováveis, como a geração de energia solar. O IFSULDEMINAS é o idealizador do Projeto IF Solar, responsável pela implantação de painéis fotovoltaicos em mais de 80 campi da Rede Federal de Educação, Profissional, Científica e Tecnológica. Em julho de 2018, o Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina concedeu ao IFSULDEMINAS o selo solar, certificação que reconhece a geração de energia limpa e renovável.

Para o reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, é constante o trabalho de melhoria e ampliação de políticas sustentáveis. “Além do IF Solar, onde trabalhamos a geração de energia fotovoltaica, lançamos este ano o programa IF Pluvial, que visa a implantar e gerenciar sistemas de captação, armazenamento e uso de água da chuva, gerando economia de recursos e diminuição do uso de água potável nos campi do Instituto", apontou.

Além disso, o reitor afirmou que a pauta sustentável continuará sendo prioridade institucional. "Estamos elaborando estratégias e ações práticas para 2020. Buscaremos não só o melhor ranking, indo ao encontro dos princípios de sustentabilidade, visando a um planeta mais saudável. Isso faz parte da gestão pública e é obrigação do gestor fazer isso acontecer".

Veja mais detalhes sobre o programa IF Pluvial.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 03/12/2019
Fim do conteúdo da página