Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS > Apoio psicológico à comunidade acadêmica durante pandemia do Coronavírus
Início do conteúdo da página
Apoio psicológico

Apoio psicológico à comunidade acadêmica durante pandemia do Coronavírus

Publicado: Quinta, 09 de Abril de 2020, 15h52 | Última atualização em Quinta, 09 de Abril de 2020, 15h55

Em meio à pandemia da Covid-19 o IFSULDEMINAS tem trabalhado no suporte psicológico a seus estudantes e servidores. Para isso, conta com o apoio dos profissionais de saúde dos campi e da reitoria.  No campus Muzambinho, por exemplo, estão sendo adotadas ações de escuta terapêutica e acolhimento online. O estudante preenche um formulário e solicita agendamento de horário. Posteriormente, o psicólogo realiza o agendamento e envia para o e-mail do estudante o link para acesso ao ambiente online (Google Meet), bem como o dia e horário marcados para a conversa.  De acordo com o psicólogo que atua no campus, além do canal da escuta terapêutica, a intenção é criar outras atividades, como fóruns de discussão de temas de saúde mental e dicas de filmes e séries que abordam temas da área.

No campus Machado foi criada uma cartilha com dicas sobre como manter a Saúde Mental em tempos de Coronavírus. Lá o procedimento é o mesmo utilizado em Muzambinho, que também publicou material on-linesobre o tema. O atendimento aos discentes é realizado de forma on-line.

Tanto o campus Machado (https://portal.mch.ifsuldeminas.edu.br/noticias/2419-coronavirus) como o de Muzambinho (https://www.muz.ifsuldeminas.edu.br/coronavirus) criaram plataformas específicas com informações diversas sobre o coronavírus. Na reitoria também foi disponibilizado esse serviço: https://portal.ifsuldeminas.edu.br/index.php/institucional-geral/3439-coronavirus. Além disso, todos os campi mantém links que direcionam ao Ministério da Saúde, com dados completos sobre a pandemia, cuidados etc (https://coronavirus.saude.gov.br/).

Já o campus Pouso Alegre trabalha na produção de uma cartilha orientativa. De acordo com as informações enviadas por seu setor de psicologia, o atendimento está sendo feito de forma presencial e também online, conforme disponibilidade do estudante. A ideia da instituição é trabalhar em ações multiprofissionais, com o apoio das demais áreas.

No campus Inconfidentes o serviço de psicologia desenvolveu a cartilha: Saúde Mental em tempos de Recolhimento Domiciliar e também oferece atendimento remoto. Desenvolve, ainda, roda de conversa virtual composta por equipe interdisciplinar visando a aproximação, escuta e orientação aos discentes.

No campus Poços de Caldas o trabalho da psicóloga se dá na forma de acolhimento e orientação, com apoio dos demais servidores do setor de Atendimento ao Educando. Um texto sobre saúde mental em tempos de coronavírus foi divulgado no site e enviado por e-mail aos alunos.

Na reitoria, o setor de Qualidade de Vida conta com o trabalho da médica psiquiatra, Dra. Sylvia Cerávolo. De forma remota, ela atende aos servidores, mediante horário pré-agendado.

Para o diretor de assuntos estudantis do IFSULDEMINAS, Lindolfo Ribeiro Silva Júnior, “são ações muito importantes e que contribuem para que o estudante se sinta acolhido neste momento tão delicado que enfrentamos. Além de pensarmos nas questões relacionadas ao ensino, temos de trabalhar para auxiliar a comunidade acadêmica a manter a saúde mental, em tempos de isolamento social”.

Saiba quem são os profissionais de Psicologia de cada campus

Inconfidentes - Carla Pacheco Govêa

Machado - Fabrício Aparecido Bueno

Muzambinho - Túlio Marcos Trevisan Borges

Passos - Daniel dos Santos Oliveira

Poços de Caldas - Josirene de Carvalho Barbosa

Pouso Alegre - Simone Cruz Batista

Reitoria

Dra. Sylvia Teixeira Cerávolo

Médica Psiquiatra

Texto: Ascom/Reitoria
09/04/2020
Assunto(s):
Fim do conteúdo da página