Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cursos > Ciências Biológicas
Início do conteúdo da página

Ciências Biológicas

Publicado: Terça, 07 de Agosto de 2018, 16h29 | Última atualização em Terça, 04 de Junho de 2019, 15h13
 
Curso: Ciências Biológicas
Título/Habilitação: Graduado em Ciências Biológicas – modalidade Licenciatura
Duração do curso: 4 anos
Turno: Vespertino ou Noturno
Horário das aulas: Das 13h às 17h ou 19h às 23h
Dias semanais de aula:
De segunda-feira a sexta-feira
Público-alvo: Concluintes do ensino médio ou com formação em nível superior, porém, com intenção de obtenção de novo título
Total de vagas ofertada por ano: 40 vagas

 

Apresentação do curso

A Biologia é a ciência que estuda os seres vivos, a relação entre eles e o meio ambiente, além dos processos e mecanismos que regulam a vida. Portanto, os profissionais formados nessa área têm papel preponderante nas questões que envolvem o conhecimento da natureza. Essa ciência proporciona conhecimento sobre processos evolutivos, além da possibilidade de reflexão sobre a sustentabilidade de padrões e processos vitais aos ecossistemas, o que viabiliza a manutenção e incremento da qualidade de vida das espécies. Com essa visão, o biólogo apresenta-se como excelente educador, pois possui personalidade crítica, auxiliando na construção de uma sociedade igualitária e justa a partir de sua atuação no processo de Educação.

 

Coordenação do Curso

professor paulo
Coordenador:
Paulo Oswaldo Garcia (pró-tempore)
E-mail: 
paulo.garcia@muz.ifsuldeminas.edu.br

 

Perfil Profissional

Os estudantes graduados em Ciências Biológicas estão aptos a exercer a docência em temas ligados a Ciências e Biologia, além de atuarem como educador ambiental em oportunidades profissionais não escolares. Esse profissional também atua na elaboração e execução de projetos em inúmeras áreas como, por exemplo, meio ambiente, saúde, paisagismo, saneamento ambiental e educação.

 

Mercado de Trabalho

O biólogo atua na docência, bem como em outras áreas aplicadas do conhecimento. Sua formação permite o desenvolvimento de ações educativas em museus, unidades de conservação, ONGs e empresas, além das escolas. Os licenciados podem ainda atuar junto à gestão escolar e/ou de ambientes e procedimentos ligados ao processo educacional. Outras atividades atreladas ao perfil do biólogo correspondem ao desenvolvimento de estudos para diagnóstico das distintas formas de vida, compreensão da origem, evolução, estrutura e funcionamento dos organismos. Analisa as relações entre os diversos seres e entre eles e o meio ambiente. O vasto campo de estudos na graduação permite que, após a formatura, o profissional siga caminhos diversos, conforme seu interesse.

 

Área de Atuação

De acordo com a Resolução CFBIO nº 227/2010, que dispõe sobre a regulamentação das Atividades Profissionais e as Áreas de Atuação do Biólogo, estabelece as seguintes atividades profissionais que poderão ser exercidas, no todo ou em parte, pelos graduados em Ciências Biológicas, de acordo com seu perfil profissional:
- Ensino, extensão, desenvolvimento, divulgação técnica, demonstração, treinamento, condução de equipe;
- Gestão, supervisão, coordenação, curadoria, orientação, responsabilidade técnica;
- Produção técnica, produção especializada, multiplicação, padronização, mensuração, controle de qualidade, controle qualitativo, controle quantitativo;
- Assistência, assessoria, consultoria, aconselhamento, recomendação;
- Direção, gerenciamento, fiscalização;
- Especificação, orçamentação, levantamento, inventário;
- Estudo de viabilidade técnica, econômica, ambiental, socioambiental;
- Exame, análise e diagnóstico laboratorial, vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo, parecer técnico, relatório técnico, licenciamento, auditoria;
- Formulação, coleta de dados, estudo, planejamento, projeto, pesquisa, análise, ensaio, serviço técnico;
- Importação, exportação, comércio, representação;
- Manejo, conservação, erradicação, guarda, catalogação;
- Patenteamento de métodos, técnicas e produtos;
- Provimento de cargos e funções técnicas.

 

Outras informações

A Resolução CONSUP/IFSULDEMINAS nº 009/2010 autorizada as atividades do curso.

Ato regulatório (renovação do reconhecimento do curso): Portaria nº 918, de 27 de dezembro de 2018.

O licenciado em Ciências Biológicas tem a profissão regulamentada pela Lei nº 6.684/1979, que regulamenta a profissão de Biólogo e Biomédico, cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Biologia e Biomedicina, e dá outras providências, além do Parecer CNE/CES nº 1.301/2001, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Ciências Biológicas, Resolução CNE/CES nº 07/2002, que homologa as Diretrizes Curriculares para os cursos de Ciências Biológicas e, da Resolução CNE/CP nº 02/2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e formação continuada.

As ações dos licenciados em Ciências Biológicas são pautadas também na Resolução CFBIO nº 02/2002, a qual aprova o Código de Ética do Profissional Biólogo.

Fique por dentro das notícias, eventos e novidades do curso superior de Ciências Biológicas:      

 facebook                                     blog 1

registrado em:
Fim do conteúdo da página