Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cursos > Bacharelado em Educação Física
Início do conteúdo da página

Bacharelado em Educação Física

Publicado: Quinta, 09 de Agosto de 2018, 11h32 | Última atualização em Quinta, 11 de Abril de 2019, 15h29
 
Curso: Bacharelado em Educação Física
Título/Habilitação: Bacharel em Educação Física
Duração do curso: 4 anos
Turno: Vespertino ou Noturno
Horário das aulas: Das 13h às 17h ou das 19h às 23h
Dias semanais de aula:
De segunda-feira a sexta-feira
Público-alvo: Toda e qualquer pessoa que atenda aos seguintes critérios:
a) ter concluído o Ensino Médio ou equivalente;
b) ter sido aprovado em exame de processo seletivo;
c) atender às normas institucionais para transferência interna e externa.
Total de vagas ofertada por ano: 40 vagas

 

Apresentação do curso

O curso superior de graduação em Educação Física, modalidade Bacharel, com funcionamento na cidade de Muzambinho é comprometido com a formação de um profissional dotado de competências educacionais, conceituais (científicas), procedimentais (técnico-pedagógicas) e atitudinais (ética profissional). Este iniciou suas atividades nesta Instituição em agosto de 2010, dando prosseguimento à história exitosa da antiga Escola Superior de Educação Física de Muzambinho (ESEFM). Neste período de sua existência, o curso teve a oportunidade de formar inúmeros profissionais que contribuem sobremaneira com a Educação Física praticada no país. Esta qualidade de formação se exprime através dos excelentes conceitos adquiridos pelo curso ao longo de sua trajetória, sendo conceito 4 (de 1 a 5) diante do MEC e considerado um curso cinco estrelas (de uma à cinco estrelas) diante da avaliação de cursos da editora Abril.

 

Coordenação do Curso

wonder
Coordenador:
Wonder Passoni Higino
E-mail: 
wonder.higino@muz.ifsuldeminas.edu.br

 

Perfil Profissional

A proposta curricular do curso superior em Educação Física, modalidade bacharelado, caracteriza-se por garantir competências e habilidades que o estudante em educação física deverá adquirir. Estas compreendem as competências de natureza político-social, ético-moral, técnico-profissional e científica. Contudo, em nossa proposição, a aquisição destas competências e habilidades deverá acontecer partir de experiências entre a interação teoria-prática, pois as competências não podem ser adquiridas apenas no plano teórico, nem no estritamente instrumental, para que se mantenha a coerência entre a formação oferecida, as exigências práticas esperadas do futuro profissional e as necessidades de formação, de ampliação e de enriquecimento cultural das pessoas.

 

Mercado de Trabalho

O Bacharel em Educação Física, adquire uma formação que o possibilita a atuar como autônomo e em Instituições e Órgãos Públicos e Privados de prestação de serviço em atividade física, recreativa, esportiva e como Personal Trainning. A profissão está regulamentada pela Lei nº 9.696, de 1º de setembro de 1998.

 

Área de Atuação

As principais áreas de atuação do Bacharel em Educação Física são: prescrição e controle do treinamento das modalidades desportivas e de lutas, nas atividades físicas em academias, clubes esportivos, escolas, centro de lazer, pousadas, hospitais, spas, clínicas médicas e hotéis e na prescrição do treinamento físico para a manutenção e obtenção da saúde, assim como no esporte de alto nível.

 

Outras informações

Todo ano o curso promove inúmeros eventos, vinculados à determinadas disciplinas ou organizados pelo próprio curso. Dentre os eventos, destaca-se o Congresso de Educação Física no qual é organizado de forma anual, que visa criar proximidade dos nossos alunos com outros profissionais, alunos e pesquisadores de outras instituições e regiões do país.

registrado em:
Fim do conteúdo da página