Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cursos > Licenciatura em Educação Física
Início do conteúdo da página

Licenciatura em Educação Física

Publicado: Quinta, 09 de Agosto de 2018, 16h41 | Última atualização em Terça, 16 de Abril de 2019, 15h42
 
Curso: Licenciatura em Educação Física
Título/Habilitação: Licenciado em Educação Física
Duração do curso: 4 anos
Turno: Vespertino ou Noturno, de forma alternada a cada ano
Horário das aulas: Vespertino das 13h às 17h e Noturno das 19h às 23h
Dias semanais de aula:
De segunda-feira a sexta-feira
Público-alvo: Concluintes do ensino médio
Total de vagas ofertada por ano: 40 vagas

 

Apresentação do curso

O curso superior de Licenciatura em Educação Física do IFSULDEMINAS existe desde agosto de 2010 e acontece no Centro de Ciências Aplicadas a Educação e Saúde – CeCAES.
Em 2012, o curso de Licenciatura passou por avaliação do MEC, alcançando o conceito 4 por ocasião do seu reconhecimento. Desde 2013, o Guia do Estudante ranqueia com 4 estrelas o curso superior de Licenciatura em Educação Física do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho indicando sua alta qualidade.
O curso ofertará 40 vagas oferecidas em período vespertino ou noturno, entradas anuais alternadas, duração de 4 anos, voltado para a formação docente, tem por objetivo formar professores habilitados para a prática docente na Educação Básica, atuando com as diferentes manifestações da cultura corporal do movimento humano e interagindo com as demais áreas do conhecimento para a formação integral do indivíduo.

 

Coordenação do Curso

SEM FOTO
Coordenadora:
Januária Andréa Souza Rezende
E-mail: 
januaria.rezende@muz.ifsuldeminas.edu.br

 

Perfil Profissional

O curso de Licenciatura em Educação Física com funcionamento na cidade de Muzambinho é comprometido com a formação de um profissional dotado de competências educacionais, conceituais (científicas), procedimentais (técnico-pedagógicas) e atitudinais (ética profissional). Deverá provocar mudanças para atender às necessidades sociais e promover a solidariedade e a igualdade; deverá preservar e exercer o rigor científico e a originalidade com imparcialidade e como condição prévia básica para atingir e manter um nível indispensável de qualidade.
A proposta curricular do curso de Licenciatura em Educação Física do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho caracteriza-se pelos princípios e compromissos norteados e regulamentados pela Resolução CNE/CES nº 7, de 31 de março de 2004, onde as competências e habilidades que o estudante em Educação Física deverá adquirir são de natureza político-social, ético-moral, técnico-profissional e científica. Contudo, em nossa proposição, a aquisição destas competências e habilidades deverá acontecer partir de experiências entre a interação teoria-prática, pois as competências não podem ser adquiridas apenas no plano teórico, nem no estritamente instrumental, para que se mantenha a coerência entre a formação oferecida, as exigências práticas esperadas do futuro profissional e as necessidades de formação, de ampliação e de enriquecimento cultural das pessoas.
Seguindo-se, portanto, os preceitos da Resolução CNE/CES nº 7, de 31 de março de 2004, de acordo com o Art. 6º, parágrafo 1º, destaca-se que a formação do graduado em Educação Física deverá ser concebida, planejada, operacionalizada e avaliada visando à aquisição e desenvolvimento das seguintes competências e habilidades:
- Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática;
- Pesquisar, conhecer, compreender, analisar, avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestações e expressões do movimento humano, tematizadas, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, da dança, visando à formação, a ampliação e enriquecimento cultural da sociedade;
- Conhecer, dominar, produzir, selecionar e avaliar os efeitos da aplicação de diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a produção e a intervenção acadêmico-profissional em Educação Física no campo da educação;
Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins mediante a análise crítica da literatura especializada com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional;
Utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação de forma a ampliar e diversificar as formas de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins, com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional.

 

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para quem deseja seguir essa carreira é bem amplo, onde o profissional pode atuar como professor do ensino infantil, fundamental e médio.

 

Área de Atuação

O Licenciado em Educação Física trabalha como professor em instituições de ensino que oferecem cursos de nível infantil, fundamental e médio; em editoras e em órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância. Além disso, atua […] em empresas que demandem sua formação específica e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais.
Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.

 

Outras informações

O curso realiza o Congresso de Educação Física do IFSULDEMINAS, congregando especialistas de diversas instituições de ensino, profissionais atuantes na região, estudantes e membros da comunidade local.
O evento está atualmente na sua 5ª edição e possui em sua programação conferências, painéis, oficinas, minicursos, apresentação de trabalhos, atividades culturais e homenagens a estudantes e profissionais de destaque no cenário da Educação Física da região.

registrado em:
Fim do conteúdo da página