Página inicial > Notícias > Eventos > 14ª SEMINFO e Comemoração dos 10 anos do Curso de Ciência da Computação

14ª SEMINFO e Comemoração dos 10 anos do Curso de Ciência da Computação

Publicado: Segunda, 09 de Setembro de 2019, 13h44 | Última atualização em Sexta, 13 de Setembro de 2019, 11h32

Entre os dias 28/08 e 30/08, aconteceu no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho a 14° Semana da Informática (SEMINFO) dos cursos de Ciência da Computação e Técnicos em Informática (Integrado e Subsequente).

O evento, organizado pelo Centro Acadêmico Alan Turing, com apoio de professores e funcionários, ocorre anualmente desde 2005 e oferta diversas atividades com conteúdos da área de informática e computação, procurando promover um ambiente interativo e rico em conhecimento.

No primeiro dia de evento ocorreu um minicurso sobre “Cubo Mágico”, facilitado por Tiago Silva, que é aluno egresso do curso de Ciência da Computação. Uma palestra sobre “Computação Forense e Perícia Digital” foi ministrada por Jamil Manoel Bertolino Filho, perito da área. No período noturno ocorreu o campeonato de futsal entre os alunos do curso de Ciência da Computação, Técnico Subsequente e Professores.

Nos demais dias foram oferecidos 17 minicursos sobre temas diversos, tais como aplicativos móveis, desenvolvimento de jogos utilizando Game Maker, criação de personagens, fullStack com lumen e ReactJs.

A tradição da Seminfo é sempre trazer a “Área Freegaming”, onde os alunos têm a oportunidade de jogar FIFA26/PES16, Just Dance, dentre outros jogos. Além do objetivo do lazer durante a Seminfo, a sala de jogos também proporciona a interação entre os alunos de diferentes turnos, turmas e cursos.

O dia 30 foi marcado com uma cerimônia em comemoração aos 10 anos de criação do curso de Ciência da Computação.

Estiveram presentes alunos, egressos, professores, ex-professores e membros das equipes de gestão que apoiaram a criação e o desenvolvimento do mesmo.

A atividade contou com uma roda de coordenadores composta pelos professores Gustavo José, Aracele Garcia, Tiago Botelho, Paulo César dos Santos e Ricardo José Martins, relatando suas experiências e desafios durante a experiência com a coordenação do curso de Ciência da Computação.

Outra roda de conversa ocorreu com egressos do curso, contando suas trajetórias e o impacto do curso em suas vidas pessoais e profissionais. Homenagens foram realizadas, relembrando aqueles que colaboraram com a criação do curso, bem como aqueles que atualmente também ajudam a sua construção. Por fim, a noite foi marcada por apresentações musicais organizadas por estudantes e professores, e um coquetel com refrigerantes, sucos e salgados.

O Centro Acadêmico, em nome de todos os alunos e funcionaários, agradece todas as pessoas presentes na SEMINFO e a todos os setores do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho que viabilizaram e contribuíram direta ou indiretamente para que esse evento acontecesse.

Texto: Centro Acadêmico Alan Turing / Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder
Fotos: ASCOM - Campus Muzambinho

Confira as fotos do evento:

registrado em: ,