Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Setores > Biblioteca
Início do conteúdo da página

Biblioteca

Publicado: Quinta, 16 de Agosto de 2018, 14h26 | Última atualização em Quarta, 16 de Setembro de 2020, 17h24

Setembro Amarelo

O setembro amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2015, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.

É importante conversamos sobre o suicídio e maneiras como preveni-lo. Muitas pessoas pensam que esse ato é uma realidade distante e que afeta poucas pessoas, mas, infelizmente, os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram o contrário. De acordo com a OMS, a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio em algum lugar do nosso planeta. Isso significa que, em um ano, mais de 800 mil pessoas perdem sua vida dessa forma.

Existem diversas maneiras de realizar a conscientização e uma delas é por meio da leitura.

Dessa forma, a biblioteca elaborou uma lista de livros e suas sinopses para auxiliar os leitores:

1 – A arte de viver a vida, de Pierre Weil

Nesta obra, o leitor encontrará a oportunidade de ouvir a maestria com a qual Pierre Weil se expressava aos aprendizes que, junto com ele, ao longo dos anos, ajudaram a aperfeiçoar o caminho de viver a vida da melhor forma, de viver a vida com arte. O autor criou seminários com ferramentas simples, profundas, impactantes e generosas, para que outras pessoas pudessem também experimentar, cada uma à sua maneira, tempo e ritmo, a transformação que ele mesmo viveu através da reconexão com este estado de paz interior, que nos alimenta e transforma.

2 – A morte é um dia que vale a pena viver, de Ana Claudia Quintana Arantes

Em 2012, Ana Claudia Quintana Arantes deu uma palestra ao TED que rapidamente viralizou, ultrapassando a marca de 1,7 milhão de visualizações. A última fala do vídeo, “A morte é um dia que vale a pena viver”, se tornou o título do livro que, desde seu lançamento em 2016, vem conquistando um público cada vez maior. No livro, a autora tem a coragem de lidar com um tema que é ainda um tabu. Em toda a sua vida profissional, a médica enfrentou dificuldades para ser compreendida, para convencer que o paciente merece atenção mesmo quando não há mais chances de cura.

3 – Carpe diem, de Roman Krznaric

Pronunciado pela primeira vez há mais de 2 mil anos pelo poeta Horácio, Carpe diem – “aproveite o dia” – ressoa até hoje em nossa cultura. Músicas, filmes, livros inspiraram-se nesse antigo lema, disseminando seu potencial transformador. O autor explora não apenas as contribuições de grandes pensadores, mas também insights e lições das vidas de praticantes pioneiros do lema: de anônimos a famosos, como David Bowie e Steve Jobs. Valendo-se de uma abordagem eclética, cruzando referências das mais diversas fontes, ele monta um verdadeiro banco de dados sobre a expressão e investiga as suas diversas aplicações nos dias de hoje.

4 – O suicídio e sua prevenção, de José Manoel Bertolote

Desde a Antiguidade, o suicídio é uma questão que intriga aqueles que ficam: o que levaria a tamanho rompimento com o primeiro dos instintos humanos? Este livro estuda o suicídio em profundidade, aproximando-se de suas possíveis causas e sugerindo caminhos para prevenir esse ato extremo.

5- O Demônio do Meio-dia: uma Anatomia da Depressão – Andrew Solomon (2000)

Publicado originalmente em 2000, O Demônio do Meio-Dia é uma importante referência sobre a depressão, para leigos e especialistas. O autor intercala relatos pessoais de sua batalha contra a doença com depoimento de vítimas da depressão e opiniões de especialistas. Solomon desconstrói mitos, explora questões éticas e morais, descreve remédios disponíveis, a eficácia de tratamentos alternativos e o impacto que a depressão tem nas várias populações. O livro foi vencedor do National Book Award, finalista do Pullitzer, e eleito um dos 100 melhores da década de 2000 pelo jornal britânico The Times. Em um capítulo dedicada ao assunto, Solomon explica: “Muitos depressivos nunca se tornam suicidas. Muitos suicídios são cometidos por pessoas que não são depressivas. Os dois elementos não são partes de uma única equação lúcida, uma ocasionando a outra. São entidades separadas que com frequência coexistem, influenciando-se mutuamente”.

6 - As Vantagens de Ser Invisível – Stephen Chbosky (2007)

Cartas mais íntimas que um diário, estranhamente únicas, hilárias e devastadoras. O livro reúne os escritos de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe – a não ser pelo que ele conta nessas correspondências -, que vive um claro quadro de depressão. Charlie conta um pouco da sua vida nos anos 1990 e suas palavras mostram que ele vive entre a apatia e o entusiasmo, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela. A obra foi adaptada para o cinema em 2012, com Logan Lerman, Emma Watson e Ezra Miller no elenco.

7- A Redoma de Vidro – Sylvia Plath (1963)

A obra da poetisa Sylvia Plath é quase autobiográfica. Ela coloca muito de si na personagem principal, Esther Greenwood, que é uma jovem universitária com intensa vida social e que trabalha na redação de uma revista feminina. Inspirada no verão de 1952, quando Plath tentou suicídio, a obra mostra a jovem personagem ir parar em uma clínica psiquiátrica. A autora apresenta ao leitor uma visão crítica de quem sofre de depressão e já tentou suicídio. Se espelhando em Esther, Sylvia constrói uma narrativa singular que vai além da doença mental. Infelizmente, a autora se suicidou semanas após a publicação do livro.

8- Uma História Meio que Engraçada – Ned Vizzini (2007)

Sim, a história é um pouco engraçada, você vai rir de muitas situações. Mas a verdade é que trata de suicídio, depressão e mostra outras doenças mentais. Craig Gilner é um adolescente que parece ter a vida ganha: estuda em um colégio de prestígio e está prestes a prestar um exame de admissão para entrar na faculdade. O problema é que Craig começa a se sentir pressionado por todos os lados e entra em crise. Diagnosticado com depressão, ele tenta se suicidar, mas decide ligar para o Centro de Prevenção ao Suicídio. Ele então é internado na ala de psiquiatria para adultos de um hospital pelo período de uma semana. O livro mostra as experiências do rapaz no hospital e as pessoas que ele conheceu. Em 2010, a obra foi adaptada para o cinema com o filme “Se Enlouquecer, Não Se Apaixone”.

9 - Viver é a melhor opção – André Trigueiro (2015)

O jornalista André Trigueiro reúne nessa obra elementos de convicção baseados em estudos recentes da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde para afirmar a importância da prevenção do suicídio em todos os setores da sociedade. O suicídio tem provocado curiosidade e reflexão em função de casos recentes, como a morte do ator Robin Williams, as referências ao autoextermínio na cerimônia do Oscar 2015, a ação do copiloto do avião que caiu nos Alpes franceses. Isso sem falar nos casos de morte por overdoses e comuns referências sobre a falta de sentido para a vida. O livro traz como foco a prevenção do suicídio através da informação e enfoca o valor da vida, trazendo também os fundamentos do espiritismo sobre o que é o viver e a realidade da vida após a morte. Por decisão do autor, 100% dos direitos autorais foram cedidos para o Centro de Valorização da Vida (CVV).

10 - Por lugares incríveis (Jennifer Niven – Editora Seguinte)

Dois jovens prestes a escolher a morte despertam um no outro a vontade de viver. Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.
Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.

*OBS: Este livro encontra-se na biblioteca do campus Muzambinho.

11 - Eu estive aqui (Gayle Forman – Editora Arqueiro)

Quando sua melhor amiga, Meg, toma um frasco de veneno sozinha num quarto de motel, Cody fica chocada e arrasada. Ela e Meg compartilhavam tudo… Como podia não ter previsto aquilo, como não percebera nenhum sinal?
A pedido dos pais de Meg, Cody viaja a Tacoma, onde a amiga fazia faculdade, para reunir seus pertences. Lá, acaba descobrindo muitas coisas que Meg não havia lhe contado. Conhece seus colegas de quarto, o tipo de pessoa com quem Cody nunca teria esbarrado em sua cidadezinha no fim do mundo. E conhece Ben McCallister, o guitarrista zombeteiro que se envolveu com Meg e tem os próprios segredos.
Porém, sua maior descoberta ocorre quando recebe dos pais de Meg o notebook da melhor amiga. Vasculhando o computador, Cody dá de cara com um arquivo criptografado, impossível de abrir. Até que um colega nerd consegue desbloqueá-lo… e de repente tudo o que ela pensou que sabia sobre a morte de Meg é posto em dúvida.
Eu estive aqui é Gayle Forman em sua melhor forma, uma história tensa, comovente e redentora que mostra que é possível seguir em frente mesmo diante de uma perda indescritível.

12 - Não conte nosso segredo (Julie Anne Peters – Universo dos Livros)

Com o namorado dos sonhos, o cargo de Presidente do Conselho Estudantil e a chance de ir para uma Universidade de Ivy League, a vida não poderia estar mais perfeita para Holland Jaeger. Ao menos, é o que parece. Até que Ceci Goddard chega na escola e muda tudo. Ceci e Holland têm sentimentos que não conseguem esconder, mas como todos ao redor vão lidar com este novo romance?
Entre intrigas, preconceitos e a não aceitação dos pais, Ceci e Holland lutam para manter-se juntas, mas o amor delas pode não ser tão forte quanto as críticas da sociedade.

13 - Os Treze Porquês

Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker, uma colega de classe e antiga paquera, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

*OBS: Este livro encontra-se na biblioteca do campus Muzambinho.

Texto: Clarissa Benassi
Bibliotecária Documentalista


Devido a suspensão das aulas no IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, comunicamos que a Bibliotecas Monteiro Lobato e do CeCaes estão fechadas.
Lembramos aos nossos usuários que:

  • a renovação dos materiais que encontram-se emprestados pode ser realizada através do Meu Pergamum. Para isso é só ir na página do campus Muzambinho, até o Portal do Aluno – Biblioteca – Pergamum – Meu Pergamum. Digite seu RA e senha e faça a renovação;
  • referente a impossibilidade de devolução do material à Biblioteca, solicitamos que não se preocupem caso gere multa, pois ao retornar as atividades no campus, basta que você compareça à Biblioteca, efetive a devolução deste material que imediatamente retiraremos qualquer multa gerada;
  • a Biblioteca disponibiliza mais de 9 mil títulos de diversas áreas do conhecimento em formato de e-book, através da plataforma Minha Biblioteca, que podem ser acessados de qualquer lugar, 24h por dia. Está localizada na página da Biblioteca, na aba Minha Biblioteca. O acesso é por meio de RA e senha.

Qualquer dúvida ou explicação adicional, nos colocamos à disposição através do e-mail: biblioteca@muz.ifsuldeminas.edu.br

Horário de funcionamento:

De segunda a sexta-feira, das 7h às 17h

 

Contato:

Telefone: (35) 3571-5076
E-mail: biblioteca@muz.ifsuldeminas.edu.br

PERGAMUM | MINHA BIBLIOTECA | PORTAL CAPES | MULTAS |
BASE DE DADOS | BIBLIOTECA DIGITAL

Coordenadoria-Geral de Ensino

Biblioteca Virtual da Pearson

A Biblioteca Virtual da Pearson é uma biblioteca virtual que conta com mais de 7500 títulos e com várias ferramentas para facilitar seus estudos. Para acessar é necessário primeiramente preencher um formulário de acesso e seguir o passo a passo do Tutorial. Qualquer dúvidas e/ou esclarecimentos entre em contato com a Biblioteca: biblioteca@muz.ifsuldeminas.edu.br

Para o acesso a essa Biblioteca é necessário o preenchimento do formulário: https://docs.google.com/forms/d/1EUU8DhnuRWjfxAkmnfWP5Z4PMiWrcmxaLdRPNqSTlyw/edit

Confira o passo a passo para o acesso

Compete à Biblioteca:

  • Caracterizar como sendo um centro dinâmico de recursos para a aprendizagem, centro de informação, lazer e incentivo à leitura, proporcionando à comunidade escolar um espaço alternativo à sala de aula, de convivência, participação e criatividade;
  • Organizar e manter atualizado o acervo bibliográfico do campus;
  • Guardar e conservar o acervo bibliográfico e outros impressos de uso didático, assim como promover sua reestruturação;
  • Aprimorar e agilizar as condições técnicas de pesquisa bibliográfica para discentes e servidores;
  • Promover a efetiva utilização do acervo bibliográfico;
  • Executar outras atividades correlatas que forem atribuídas pela Coordenadoria-Geral de Ensino.
registrado em:

 

Como inserir a ludicidade em atividades remotas? Os professores, Maria Aparecida Lúcio Mendes e Rene Santos do Vale, são os convidados especiais da atração. Solta o play!

spotifyDeezerpodcasts de maçãÂncoradisjuntorcastboxpocket castsradiopublicaSintonize
Fim do conteúdo da página
-->