IF está entre as 100 instituições de ensino mais sustentáveis do mundo e é a 4ª do Brasil

Publicado: Sexta, 17 de Dezembro de 2021, 07h16 | Última atualização em Sexta, 17 de Dezembro de 2021, 07h16

Índice internacional ranqueou 956 instituições em todo o mundo

CapaO Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) está novamente em posição de destaque no UI GreenMetric World University Ranking, índice que avalia e classifica os esforços em sustentabilidade e gestão ambiental das instituições de ensino superior em todo o mundo. O Instituto manteve-se na 4ª posição entre as instituições brasileiras e, pela primira vez, apareceu entre as 100 mais sustentáveis na classificação geral, alcançando 7.850 pontos. O ranqueamento foi divulgado nesta última terça-feira (14), e pode ser conferido no site UI GreenMetric.

A edição 2021 do UI GreenMetric contou com a participação de 956 instituições de todo o mundo, 44 a mais do que em 2020. O Brasil foi representado no ranking por 40 delas, a maior participação nacional desde o início da classificação. No topo da lista das universidades mais sustentáveis do país, estão a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), respectivamente com 8.700, 8.200 e 8.050 pontos. Confira a seguir a pontuação das quatro instituições nacionais mais bem colocadas.Indicadores sustentabilidade IFSULDEMINAS fim

Categorias

Os principais responsáveis pelo desempenho deste ano do IFSULDEMINAS no índice foram as pontuações elevadas nas categorias 'Resíduos', na qual o Instituto lidera o ranking junto à USP, e 'Água'.

Segundo o coordenador de Sustentabilidade do IFSULDEMINAS, Leonardo Manso, a pontuação alcançada na categoria 'Resíduos' deveu-se:

- à reciclagem de materiais, com destaque para a Coleta Seletiva Solidária, a transformação de bebidas apreendidas em álcool 70% e a descaracterização e doação de roupas;

- à redução do uso de papel e plástico, com ênfase na adoção de processos eletrônicos;

- ao tratamento de resíduos orgânicos, inorgânicos e tóxicos, principalmente por causa da compostagem de fumo e da coleta e correta destinação de pilhas, baterias, lâmpadas e resíduos laboratoriais;

- e ao tratamento de esgoto, com destaque para o uso de biodigestores, tanques de evapotranspiração e sistemas de fossas sépticas com filtro anaeróbico e sumidouro.

Por sua vez, a pontuação alcançada na categoria 'Água' foi alavancada pelos:

- projetos de conservação, com destaque para a recuperação de nascentes pela parceria no Plano Conservador da Mantiqueira;

- e ações e programas de reciclagem e eficiência no uso da água, como, por exemplo, o premiado Projeto IF Pluvial e o uso de álcool em gel para desinfecção, no lugar da água, presente em todas as instalações do IFSULDEMINAS.

O reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, ressaltou que a posição alcançada pelo Instituto no ranking é reflexo do compromisso do órgão com a pauta sustentável, cujas ações e programas vêm ganhando a atenção da sociedade. "Temos empregado esforços, concentração e análise apurada nos parâmetros avaliados pelo concurso internacional UI GreenMetric. Processos foram aprimorados e alinhamentos realizados com a comunidade, todavia, a implementação do IF Pluvial deu ao IFSULDEMINAS um salto qualificado no concurso deste ano. Ele é um programa que fora premiado e reconhecido pelo Governo do Estado Minas Gerais, que serve de modelo à sociedade, em se tratando de captação e uso/reuso de água pluvial".

Além disso, neste ano, o UI GreenMetric apresentou 13 indicadores novos em sua composição, entre eles vale ressaltar o indicador das ações realizadas pelas instituições durante a pandemia da Covid-19. Desde 2020, o IFSULDEMINAS atua fortemente nesta área, como apresentado no mapa.

mapa

Histórico

O IFSULDEMINAS aderiu ao ranking internacional em 2016, sendo a edição deste ano a sexta participação do Instituto no índice. A evolução do desempenho da instituição pode ser conferida no quadro abaixo:

Ano Posição do IFSULDEMINAS no mundo Posição do IFSULDEMINAS no Brasil  Número de instituições brasileiras participantes Número total de instituições participantes
2021 94 4 40 956
2020 101  38  912
2019  235  28  780
2018  282  23  719
2017  325  16  619
2016  217  14  516

Entenda a avaliação do Ranking UI GreenMetric

Criado em 2010, na Universidade da Indonésia, o Ranking UI GreenMetric é organizado sob seis categorias principais: Configuração, Infraestrutura e Áreas Verdes; Gestão de Energia e Mudanças Climáticas; Gestão de Resíduos; Gestão da Água; Transportes e Mobilidade e Educação e Pesquisa; contemplando, no total, 82 indicadores, 13 a mais que no ano passado. Esses novos indicadores tratam da atuação das instituições durante a pandemia de Covid-19, da infraestrutura de saúde e segurança, da conservação da fauna e da flora, das atividades culturais e serviços comunitários e de inovação e incubação de empresas. “Cada item do questionário do Ranking UI GreenMetric possui uma descrição sucinta e exata. A maioria dos 82 indicadores é bastante complexa, pois exige comprovação por meio de fotos, gráficos, tabelas, links para notícias, entre outros. São exigidos 54 comprovantes (templates) obrigatórios, 13 comprovantes a mais que o ano passado. O sistema também permite o cadastro de ações de Impacto Social e Econômico, em três categorias: Startups em Economia Verde, Espaços Públicos Abertos Acessíveis e Serviços Comunitários", apontou o coordenador de Sustentabilidade, que foi o responsável pela compilação e organização dos dados, auxiliado pela Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do IFSULDEMINAS, pelas Pró-Reitorias e Diretorias da Reitoria e pelas Diretorias-Gerais e Diretorias de Administração dos campi.

Clique aqui e conheça as ações e programas do IFSULDEMINAS para melhorar e ampliar a pauta sustentável institucionalmente