IFSULDEMINAS realiza o 1º Encontro da Curricularização da Extensão

Publicado: Terça, 20 de Junho de 2023, 16h22 | Última atualização em Terça, 20 de Junho de 2023, 16h22

WhatsApp Image 2023 06 19 at 08.52.48O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio das Pró-Reitorias de Extensão e de Ensino, promoveu o 1º Encontro da Curricularização da Extensão. O evento ocorreu nos dias 13 e 14 de junho e foi transmitido de forma online, por meio da TVIFSULDEMINAS (no primeiro dia), e de forma presencial, no Campus Machado (no dia seguinte). O objetivo principal do encontro foi proporcionar discussões e socializar experiências relacionadas à temática da curricularização da extensão no âmbito do IFSULDEMINAS.

A curricularização da extensão busca atender ao Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê que as Instituições Ensino Superior (IES) devem dedicar 10% da carga horária total dos cursos de graduação para as atividades de extensão e devem focar no impacto e transformação na formação dos(as) estudantes. A curricularização foi regulamentada no IFSULDEMINAS, em dezembro de 2019. Confira aqui o processo de regulamentação institucional.

CURRICULARIZAÇÃO1Na abertura online do Encontro, foi realizada uma roda de conversa com a presença das professoras Dra. Michele Alda Rosso Guisso e Dra. Marleide Coan Cardoso, ambas docentes no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). As professoras trouxeram discussões relevantes sobre o tema "Curricularização da Extensão: a experiência do IFSC". Os interessados em assistir à roda de conversa podem acessar este link.

A etapa presencial do Encontro foi marcada, no período da manhã, por diálogos entre as Pró-Reitorias e apresentações do panorama da Curricularização da Extensão no IFSULDEMINAS. Durante a tarde, os participantes foram divididos em duas diferentes oficinas, nas quais ocorreu a socialização das experiências de cada curso. Essas oficinas contaram com a presença das equipes das Pró-Reitorias de Extensão e de Ensino, bem como das Diretorias de Desenvolvimento Educacional e Ensino e Extensão dos campi, que atuaram como facilitadores das discussões.

WhatsApp Image 2023 06 19 at 08.52.46 1Após as oficinas, os participantes desfrutaram de um coffee break na Sala de Espelho, ao lado do Espaço "Sócio-Cultural" do Campus Machado. Em seguida, retomaram com uma plenária, na qual um representante de cada oficina teve a oportunidade de realizar uma apresentação de dez minutos, compartilhando o relatório elaborado durante a respectiva oficina.

"O 1º Encontro da Curricularização da Extensão no IFSULDEMINAS se mostrou uma excelente oportunidade para promover a troca de conhecimentos e experiências, fortalecendo o diálogo entre os participantes e estimulando o avanço da curricularização da extensão no âmbito da instituição. O evento evidenciou o compromisso do IFSULDEMINAS em promover a integração entre ensino, pesquisa e extensão, consolidando-se como uma referência nessa área", descreveu a pró-reitora de Extensão, Elisângela Silva, fornecendo um balanço sobre o evento.

Texto: Dicom IFSULDEMINAS
Fotos: Ascom Campus Machado